Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > Notícias > Secretário participa de reunião da IIRSA no Paraguai

Notícias

Secretário participa de reunião da IIRSA no Paraguai

publicado:  29/11/2005 06h00, última modificação:  01/03/2016 20h23
Brasília, 29/11/2005 - A sétima reunião do Comitê de Direção Executiva (CDE) da IIRSA (Iniciativa para Integração da Infra-Estrutura Regional Sul-Americana), programada para acontecer de 30 de novembro a 2 de dezembro de 2005, em Assunção, no Paraguai, dará continuidade aos trabalhos de implementação da integração regional abordados na última reunião realizada em novembro de 2004, no Peru, quando foi estabelecida a Agenda de Implementação Consensuada 2005-2010.

O secretário de Planejamento e Investimentos do Ministério do Planejamento, Ariel Pares, coordenador nacional da IIRSA pelo Brasil, estará representando o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, titular do CDE. O secretário pretende abordar na reunião a necessidade de se intensificar estudos sobre mecanismos financiadores dos projetos. Hoje, o BNDES é o banco financiador das empresas brasileiras que participam dos empreendimentos da IIRSA. A Iniciativa conta também com a participação do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e da CAF (Corporação Andina de Fomento) para viabilizar os projetos.

Outro assunto que será discutido é o Sistema de Informação para Gestão Estratégica (SIGE) que se encontra em fase de implementação. O programa, hospedado na internet, possibilitará aos agentes participantes da IIRSA o acompanhamento on-line das metas físicas, etapas críticas e restrições. Foi contratado pelo Comitê de Coordenação Técnica (BID-CAF-FONPLATA) e está disponível por meio de senha em níveis de acesso específicos concedidos pela IIRSA.

A questão ambiental é outro aspecto considerado relevante pelos participantes nas questões da integração. O secretário Ariel Pares fará uma avaliação estratégica das condições relativas ao meio ambiente em consonância à consciência ambiental responsável que consta da Declaração de Cuzco sobre a Comunidade Sul-Americana de Nações - ratificada pelos presidentes dos 12 países por ocasião da Terceira Reunião de Presidentes Sul-Americanos ocorrida em dezembro de 2004, no Peru.

Além da reunião do CDE, Ariel Pares participará do encontro de coordenadores nacionais onde levará os resultados preliminares da participação brasileira na criação da Visão Estratégica Sul-Americana (Vesa). No último dia 23, foi realizado no auditório do BNDES, no Rio de janeiro, o seminário nacional que deu início ao processo de discussão e consulta regional que envolve os governos federal, estaduais e municipais, sociedade civil e setor privado na construção da Vesa. A próxima reunião acontecerá em Campo Grande (MS), no dia 7 de dezembro.