Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > Notícias > Secretária destaca dimensão estratégica do PPA 2012-2015 em encontro no Rio de Janeiro

Notícias

Secretária destaca dimensão estratégica do PPA 2012-2015 em encontro no Rio de Janeiro

publicado:  09/06/2011 21h33, última modificação:  01/03/2016 20h24

Rio de Janeiro, 9/6/2011 - A secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento (SPI), Lúcia Falcón, participou hoje da quarta reunião promovida pelo Ministério do Planejamento para discutir os programas e projetos do Governo Federal no âmbito do Plano Plurianual 2012-2015. O evento, realizado no Rio de Janeiro, tratou da região Sudeste, reunindo representantes das secretarias de Planejamento do Rio, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, além das prefeituras das capitais desses Estados.

Lúcia Falcón destacou a dimensão estratégica do PPA e o rol de programas organizados por macrodesafios –  um deles é “aperfeiçoar os instrumentos de gestão do Estado, valorizando a ética no serviço público e qualidade dos serviços prestados ao cidadão.

“Não é à toa que o nome do novo PPA é `Mais Brasil´. Queremos mais do que já temos. Essa é a nossa ânsia e ambição, afirmou a secretária.

O PPA define as políticas públicas para a construção de um Brasil melhor, com base nos compromissos firmados na eleição, elaborar as metas e estabelece como será essa execução. Além disso, traz a visão de um PPA estratégico, participativo e territorializado, com visão de futuro. Outra inovação no PPA é a adoção de iniciativas, que ajudam a melhorar os indicadores. “Enquanto o antigo modelo é uma tabela com dados orçamentários, o novo Plano é uma história com início, meio e fim, na qual qualquer pessoa pode ler e entender, acrescentou.

Também presente ao encontro, o ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, disse que, ao elaborar o PPA e estabelecer o diálogo entre as cinco regiões do país, o Governo Federal busca ter questões levantadas por estados e municípios, para que essa integração possa se expressar no plano federal e vice-versa. “O ideal é que os planos estaduais e municipais possam convergir nesse objetivo comum. Essa iniciativa é boa para o país continuar crescendo, afirmou.

Os encontros anteriores focalizaram o Nordeste (Fortaleza), Norte (Manaus) e Centro-Oeste (Brasília). A série, intitulada “Diálogos Federativos, termina na próxima segunda-feira, em Florianópolis. O objetivo dessas reuniões é construir uma plataforma para integrar o PPA federal com as PPAs estaduais e municipais, por intermédio de um processo institucionalizado de articulação governamental.