Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > Notícias > Projetos de Integração da Infra-Estrutura da América do Sul devem somar 23,5 bilhões de dólares

Notícias

Projetos de Integração da Infra-Estrutura da América do Sul devem somar 23,5 bilhões de dólares

publicado:  17/09/2002 15h01, última modificação:  01/03/2016 20h24

Brasília, 17/09/2002 - Os países membros da Iniciativa para a Integração da Infra-Estrutura Regional da América do Sul - IIRSA -finalizaram uma lista de projetos nas áreas de transportes, energia e comunicações para dar continuidade à integração física do Continente.

Segundo informações da Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (uma das entidades brasileiras que integra a Iniciativa) estima-se que a carteira comporte cerca de 162 projetos que devem somar aproximadamente 23,5 bilhões de dólares. A implantação destes projetos vai utilizar mecanismos de investimentos inovadores, com a participação intensiva da iniciativa privada.

O trabalho de escolha e priorização dos projetos está sendo coordenado pela Secretaria da IIRSA, composta pela Corporação Andina de Fomento - CAF, Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e pelo Fundo de Desenvolvimento da Bacia do Prata - Fonplata. Um dos critérios para a escolha destes projetos foi o fato de eles não exigirem maiores reformas institucionais ou de regulação setorial nos países envolvidos.

Os Gerentes do Eixo Multimodal do Amazonas; do Eixo Venezuela, Brasil, Guiana e Suriname; e do Eixo Peru, Bolívia e Brasil estiveram no País em agosto para discutir a definição dos projetos nesses eixos.

Eles também estão programando reuniões com Secretários de Planejamento, Indústria e Comércio e Federações das Indústrias dos estados brasileiros localizados na fronteira com países da América do Sul, para discutir projetos de integração e oportunidades de investimento, e definir quais são os marcos regulatórios que necessitam de harmonização, como leis, decretos, regulamentos, acordos bilaterais e outros.

Entre os projetos que estão sendo analisados estão a estrada que vai de Bonfim, em Roraima, a Georgetown, na Guiana e o transporte multimodal de equipamentos eletro-eletrônicos do Equador para Manaus, vindos da Ásia. O projeto da Rodovia Santa Cruz - Porto Suárez, na Bolívia, já está sendo licitado pela CAF e pelo BID.