Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > Notícias > Previdência Social economiza com pregão eletrônico

Notícias

Previdência Social economiza com pregão eletrônico

publicado:  18/10/2001 15h08, última modificação:  01/03/2016 20h24

Brasília, 18/10/2001 - A licitação para compras e contração de serviços através de pregão vem promovendo uma economia média de 45% nas contas da previdência. O Ministério da Previdência e Assistência Social começou a utilizar o novo sistema em abril desse ano e, de lá para cá, realizou 31 pregões, sendo nove eletrônicos e 22 presenciais.

O pregão foi instituído pelo governo federal em agosto do ano passado, mas só em 2001 ele passou a funcionar efetivamente. Até então, o governo só poderia adquirir bens e serviços de três formas: convite, tomada de preços e concorrência. Cada uma das modalidades varia de acordo com o valor da compra e tem regras e prazos específicos.

Os pregões apresentam muitas vantagens, pois não têm limitação de valor, podem ser acompanhados online na Internet pelos fornecedores e outros interessados (no caso dos eletrônicos), e além disso evitam tumultos e possíveis manipulações. Deve-se registrar, ainda, a economia gerada e a transparência administrativa.

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, através da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, administra o site dos pregões eletrônicos, feito através da Internet, no endereço http://www.comprasnet.gov.br

Os próximos pregões eletrônicos da Previdência Social estão agendados para os dias 19, 22 e 23 de outubro. Eles se destinam à compra de material de expediente e informática, e à contratação de prestadora de serviços de limpeza e conservação.