Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > Notícias > Obras no Porto de Rio Grande (RS) serão reiniciadas

Notícias

Obras no Porto de Rio Grande (RS) serão reiniciadas

publicado:  23/08/2002 14h11, última modificação:  01/03/2016 20h23

Brasília, 23/08/2002 -Uma das obras mais importantes para a implantação do Mercosul, o projeto de prolongamento dos molhes e do aprofundamento do canal de acesso ao Porto de Rio Grande (RS), está sendo retomada. O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), do Ministério dos Transportes, está empenhando R$ 20 milhões para a retomada dos trabalhos, que foram paralisados há sete meses, em conseqüência de embargo pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

"Depois que examinou tudo, o TCU constatou que não havia irregularidades nem risco de danos aos cofres públicos", explica o engenheiro Fernando Victor Castanheira, responsável pelo projeto.

A obra consiste na ampliação dos molhes em 500m (leste) e 900m (oeste), bem como na dragagem para aprofundamento do canal de acesso até 18m. O canal terá 310m de largura, permitindo o tráfego em dois sentidos de navegação e a entrada de navios de maior porte. Para concluir o prolongamento será utilizado o equivalente a 14 mil toneladas de concreto, suficientes para construir 109 prédios de 20 andares.

A conclusão das obras de dragagem do Porto de Rio Grande faz parte dos 52 projetos prioritários do Avança Brasil. Sua retomada irá permitir, num futuro próximo, maior segurança ao tráfego de navios de grande porte que acessam o Porto, reduzindo o custo do transporte marítimo e consolidando a logística de transporte do Mercosul.

"Isto tornará Rio Grande o porto preferencial e concentrador das cargas para o Mercosul, podendo atender Argentina, Uruguai, Paraguai e o próprio Brasil", diz Fernando Victor.

Carlos Alberto La Selva, gerente do programa Corredor Mercosul, do Plano Avança Brasil, coordenado pelo Ministério do Planejamento, disse que os R$ 20 milhões que estão sendo liberados agora poderão manter o cronograma de obras para a ampliação do Porto de Rio Grande para os próximos dois meses.