Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > Notícias > Ministros discutem a elaboração do novo PPA

Notícias

Ministros discutem a elaboração do novo PPA

publicado:  24/05/2007 09h00, última modificação:  01/03/2016 20h23

Brasília, 24/5/2007 - Sob a coordenação do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, os ministros da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci; da Defesa, Waldir Pires; da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende; do Trabalho, Luis Marinho; da CGU, Jorge Hage e da Sepir, Matilde se reuniram com secretários executivos de todos os ministérios nesta quinta-feira, 24, no salão nobre do Ministério do Planejamento para discutir o novo PPA e a participação da sociedade brasileira na elaboração do próximo Plano Plurianual.


Foto: Antonio Cunha/Divulgação

Durante o evento, o ministro Luís Dulci transmitiu a determinação do presidente Lula de que a sociedade participe das escolhas do Estado dando sugestões e que por meio do acompanhamento dessas sugestões fique sabendo como a máquina estatal funciona. Dulci informou ainda o desejo do presidente de que o PPA 2008-2011 possa se transformar numa nova relação estado-sociedade.

Dulci citou frase do presidente Lula onde afirma que ninguém se torna co-responsável por alguma coisa que não ajudou a construir, daí a importância dessa participação.

O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência concluiu dizendo que o objetivo é consolidar um sistema de participação social que se torne um patrimônio do Estado e não somente do Governo Lula.

Atendendo à determinação do presidente, os ministros anunciaram que para este PPA as contribuições serão feitas por meio de conselhos ligados aos órgãos federais. Existem atualmente 89 conselhos ligados a 23 ministérios que reúnem 442 entidades.
A participação social foi defendida também pelo ministro da Defesa, Waldir Pires, que destacou a importância do envolvimento da sociedade e de uma interação maior das forças armadas com a sociedade civil brasileira; “O engajamento mobiliza todas as nossas energias”, ressaltou.


Foto: Antonio Cunha/Divulgação

Sergio Rezende, ministro da Ciência e tecnologia, informou na reunião que já estão agendadas reuniões com entidades científicas como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC e com membros da Academia Nacional de Ciências entre outras, para estabelecer o plano de Ciência e Tecnologia para os próximos quatro anos.

A reunião teve a participação ainda do Relator do PPA na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, Deputado Cláudio Vignatti, que destacou a importância de acompanhar o processo de elaboração do PPA 2008-2011.