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Ministro participa da inauguração do Trecho Oeste do Rodoanel Mário Covas

publicado:  10/10/2002 12h18, última modificação:  01/03/2016 20h24

Brasília, 10/10/2002- O Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guilherme Dias, participa, nesta sexta-feira, 11, com o Presidente Fernando Henrique Cardoso, da inauguração do Trecho Oeste do Rodoanel Mário Covas em São Paulo. A solenidade será às 10h e terá a participação de vários ministros e de autoridades do Governo do Estado de São Paulo.

O Rodoanel Mário Covas compreende a construção de um anel viário de 161 quilômetros ao redor da Região Metropolitana de São Paulo, com oito faixas e um raio médio de 22 quilômetros do centro da cidade. O projeto faz parte do Corredor Transmetropolitano, um dos Programas Estratégicos do Plano Avança Brasil.

O objetivo é desviar o tráfego de longa distância, principalmente o de caminhões, contribuindo para reduzir os congestionamentos do trânsito no centro urbano da capital paulista, diminuindo os custos de transporte de cargas que precisem passar por São Paulo.

O projeto do Rodoanel interligará as dez principais rodovias que chegam à Grande São Paulo, garantindo uma ligação mais eficiente entre as áreas de intensa atividade industrial, como o ABC, Guarulhos e Osasco, com extensão ao Porto de Santos

O Trecho Oeste é o primeiro trecho em construção, com 32 quilômetros, que interliga cinco rodovias: Régis Bittencourt (BR-116 Sul), Raposo Tavares (SP-270), Presidente Castelo Branco (SP-280), Via Anhangüera (SP-330) e Rodovia dos Bandeirantes (SP-348). São as principais vias de acesso do interior paulista e região Centro-Oeste às rodovias que se conectam com os Estados do Sul.

Segundo informações do Ministério dos Transportes, nessas cinco rodovias que terão acesso direto ao Trecho Oeste, trafegam diariamente uma média superior a 55 mil caminhões.

O Rodoanel deverá ser construído em parceria com o setor privado. O primeiro trecho está sendo construído totalmente com recursos públicos, mas a meta é tornar o Rodoanel um empreendimento privado no seu financiamento, construção, operação e manutenção.

O investimento necessário, somente para as obras do Trecho Oeste, foi estimado em R$ 1,2 bilhão e desde o início, em 1998, foram transferidos pelo Governo Federal ao Governo de São Paulo cerca de R$ 300 milhões. No Projeto foram gerados cerca de 3 mil empregos diretos e 10 mil indiretos.

Além dos benefícios já citados, quando estiver pronto o Rodoanel poderá permitir aos transportadores de cargas uma economia de tempo de até cinco horas.