Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > Notícias > Interoceânica dinamizará comércio dos países sul-americanos

Notícias

Interoceânica dinamizará comércio dos países sul-americanos

publicado:  06/10/2005 09h00, última modificação:  01/03/2016 20h23

Brasília, 6/10/2005 - A integração dos países da América do Sul pode ser uma das soluções para o desenvolvimento da região. Segundo o secretário de Planejamento e Investimentos do Ministério do Planejamento, Ariel Pares, a construção da estrada Interoceânica vai ajudar a população que vive nas proximidades , unindo o Brasil ao Peru.

Para o secretário, os países do continente estão preocupados em aumentar os investimentos em infra-estrutura. A Interoceânica faz parte deste objetivo. "Neste caso, é uma criação intencional de dois países que buscam integrar-se onde não havia nada. Eu creio que é simbólica a Interoceânica porque explicita de alguma maneira um ambiente de cooperação muito estreito".

Com mais de 2,6 mil quilômetros, a estrada unirá três portos peruanos no Pacífico com o porto brasileiro de Santos, no Atlântico, dinamizando o comércio bilateral e com a Ásia. A conclusão das obras deverá ocorrer dentro de dois anos. A via faz parte dos planos de integração física do subcontinente, ratificados em dezembro passado, quando os presidentes do 12 países fundaram na cidade peruana de Cusco a Comunidade Sul-americana de Nações.

Clique aqui para ouvir a matéria em espanhol.