Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > Notícias > Banco japonês prioriza Avança Brasil para investimentos de empresários japoneses

Notícias

Banco japonês prioriza Avança Brasil para investimentos de empresários japoneses

publicado:  27/04/2000 19h11, última modificação:  01/03/2016 20h24

Brasília, 27/04/2000 - Os recursos do Japan Bank for Internacional Cooperation (JBIC) destinados ao Brasil ,nos próximos anos, serão utilizados prioritariamente para o financiamento de projetos do programa de desenvolvimento Avança Brasil. Esse é um dos pontos do memorando de entendimento que foi assinado entre representantes do banco japonês e do ministério do Planejamento do Brasil. A informação é do ministro  Martus Tavares que considera a decisão  como um dos bons resultados da visita dele ao Japão, que terminou nesta quarta-feira, dia 26/4. “O banco colocou a carteira de  projetos do Avança Brasil dentro das prioridades que definem a aplicação dos recursos nos próximos anos. Esses projetos são estruturantes do nosso plano de desenvolvimento.

O ministro disse que houve interesse também em financiar projetos na área de energia, em particular no setor termoelétrico. Ele afirmou que o Brasil tem 49 projetos de usinas termoelétricas para serem construídas e o banco está disposto a abrir financiamentos para empresas japonesas que queiram participar da construção de seis, das quarenta e nove usinas. “ O importante é que o banco está colocando recursos à disposição dos empresários japoneses que queiram atuar neste setor.

Martus Tavares explicou que atualmente dos US$18 bilhões  de dólares que o Brasil recebe de organismos internacionais para projetos externos, US$ 2,5 bilhões partem do banco japonês.

O ministro do Planejamento destacou ainda que a assinatura do memorando representa um aval para a economia brasileira e para os projetos nacionais. “Na medida em que o Banco do Japão assina um memorando de acompanhamento da realidade brasileira e dá prioridade aos projetos do Avança Brasil, trata-se de um sinal para os empresários japoneses. Com isso, eles estão não só avalizando a situação econômica do país, como também as oportunidades de negócios através da carteira do Avança Brasil.               

Ainda na viagem, o ministro fez uma apresentação para cem empresários, do programa brasileiro de desenvolvimento  no Keidaren,  uma entidade empresarial ,equivalente  no Brasil ,à Confederação Nacional de Indústrias. Ele se reuniu ainda com mais de trinta empresários no comitê econômico nipo-brasileiro. “ Isso foi da mais alta importância para mostrarmos as condições macroeconômicas do país que são absolutamente favoráveis para o crescimento e apresentar as oportunidades de negócios que podem realizar se investirem no Brasil, disse Martus Tavares.