Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > Notícias > Avança Brasil - Tecnologia japonesa irá colaborar com agricultura familiar

Notícias

Avança Brasil - Tecnologia japonesa irá colaborar com agricultura familiar

publicado:  18/02/2002 13h01, última modificação:  01/03/2016 20h23

Brasília, 18/02/2002 - Pequenos agricultores familiares do estado de Tocantins e de regiões de cerrado deverão ser os primeiros beneficiados com a aprendizagem e uso de tecnologia japonesa na sua produção. Este será um ganho proporcionado pelo acordo de cooperação técnica que o Brasil, por meio da Embrapa, está consolidando com o Japão. A capacitação de pessoal no manejo de conhecimentos de tecnologia agropecuária é meta do Pronaf -Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, do Avança Brasil.

Conforme o projeto de cooperação, com assinatura definitiva prevista para outubro deste ano, em 2003 deverão ser criados, em Tocantins, seis centros de referência, cada um ligado a 12 fazendas da região, para monitorar todo o trabalho de disseminação das novas técnicas.

O apoio abrange a organização dos produtores e a criação de canais de comercialização e de comunicação. Para tanto, os japoneses deverão colaborar com recursos para a compra de equipamentos, veículos e pequenas máquinas e na montagem da rede de comunicação entre os centros de referência e os agricultores. Os centros contarão com monitores encarregados da capacitação dos produtores e de fazer o acompanhamento da implementação das tecnologias nas fazendas.

A minuta referente à transferência de tecnologia do Japão a pequenos produtores do Brasil foi assinada no dia 05/02 pelo diretor- presidente da Embrapa, Alberto Portugal e pelo chefe da missão da Japan International Cooperation Agency (Jica), Satoshi Fujii.

Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar