Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > Notícias > Avança Brasil - Projeto de inclusão digital beneficia municípios no interior do país

Notícias

Avança Brasil - Projeto de inclusão digital beneficia municípios no interior do país

publicado:  09/09/2002 14h53, última modificação:  01/03/2016 20h24

Brasília, 09/09/2002 - ma parceria inédita entre o Governo Federal e os governos estaduais e municipais - e mais a participação da iniciativa privada - contribuirá definitivamente para ampliar o acesso da população a novas tecnologias de informação, como a Internet.

Trata-se do projeto ComUnidade Brasil, que vai inaugurar tele-centros - salas comunitárias com acesso à rede mundial de computadores e alfabetização digital - em vários municípios do país, começando por Santo Antônio do Leverger, no Mato Grosso, no próximo dia 30 de outubro.

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (através da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação), a Intel, empresa da área de informática, o Programa Comunidade Ativa, da Presidência da República (Plano de Integração de Ações Sociais de Prevenção Primária à Violência - Piaps), o Governo do Mato Grosso e a Prefeitura de Leverger se uniram nesta experiência piloto.

"A parceria entre os governos na área de e-gov é inovadora. O Ministério do Planejamento (Programa Governo Eletrônico, do Avança Brasil) entra com a assessoria técnica e a gestão de conteúdo, por causa da nossa experiência com os quiosques da Rede Governo. Mas é bom observar que, pela primeira vez, vamos ensinar o cidadão a navegar na Internet. Quer dizer, ele vai aprender a usar a rede para utilizar os serviços públicos já disponíveis on line", explica Cláudio Miccieli, diretor do Departamento de Serviços de Rede da Secretaria de Logística.

Além de Santo Antônio do Leverger, outras regiões de Mato Grosso serão contempladas ainda este ano: Chapada dos Guimarães, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Várzea Grande e Cuiabá. Segundo o assessor da Secretaria Executiva do Programa Comunidade Solidária (Avança Brasil), Adroaldo Quintela, os tele-centros funcionarão em espaços cedidos pelas prefeituras e equipamentos doados por empresas privadas e instituições governamentais.

"Vamos promover a inclusão digital capacitando pessoas que têm dificuldade de acesso à tecnologia da informação. Eles aprenderão a usar os aplicativos básicos de informática e a entrar na Internet", reitera Quintela.

Os Fóruns de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável do Programa Comunidade Ativa ficarão responsáveis pelo gerenciamento dos tele-centros, e vão definir os horários de funcionamento e a grade de cursos. Coordenadores e monitores serão recrutados nos municípios, numa parceria entre os Fóruns e o Centro de Processamento de Dados do Mato Grosso (Cepromat).


A expansão do projeto para outros municípios do Comunidade Ativa deve ter início em março do ano que vem. Além do Ministério do Planejamento e da Presidência da República, os outros parceiros do ComUnidade Brasil são o Ministério da Justiça (Programa Paz nas Escolas), a Unesco e a Agência Eletrônica (agência de divulgação de atividades eletrônicas).