Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > Notícias > Avança Brasil - Distrito Federal e entorno ganham escola de formação profissional em informática

Notícias

Avança Brasil - Distrito Federal e entorno ganham escola de formação profissional em informática

publicado:  17/09/2002 14h59, última modificação:  01/03/2016 20h24

Brasília, 17/09/2002 - No próximo dia 25, cerca de 160 alunos do DF e Entorno, com idades que variam entre 15 e 60 anos, estarão recebendo certificados de conclusão do Curso de Nível Básico de Informática. Contemplados com bolsa integral, eles compõem a primeira turma da Escola de Formação de Trabalhadores em Informática inaugurada em agosto, no Lago Norte, com o objetivo de formar trabalhadores em Tecnologia da Informação.

A demanda inicial atendida reflete o interesse que a capacitação em Informática desperta atualmente em todos os setores da sociedade: comércio, indústria, áreas financeira, da saúde, de ensino e até na vida privada. Hoje, segundo dados da Federação das Indústrias de Brasília, o Distrito Federal é o segundo melhor mercado para informática no país. Mais de mil empresas locais estão garantindo cerca de 21 mil empregos, ocupados por funcionários altamente qualificados.

Nível de faculdade - Idealizada para aplicar cursos nos níveis Básico, Técnico e Tecnológico e ter uma estrutura comparável à de Faculdade de Ciências da Computação, a escola comunitária do Lago Norte foi construída e equipada com recursos do Programa de Expansão da Educação Profissional - Proep/Mec, uma ação do Avança Brasil, coordenado pelo Ministério do Planejamento.

O convênio, no valor de R$ 1,9 milhão foi assinado entre o Proep e o Sindicato dos Trabalhadores de Empresas e Órgãos Públicos e Privados de Processamento de Dados, Serviços de Informações, Similares e Profissionais de Processamento de Dados do Distrito Federal. O Sindicato aplicou aproximadamente R$ 1,1 milhão no empreendimento, reduzindo em 30% o custo da obra por m2 em relação ao preço de mercado.

A Escola do Lago Norte conta com quatro laboratórios de informática, montagem e manutenção de computadores em uma área construída de 3.300 m2. São três pavimentos com capacidade para atender até 4.500 alunos - 1.500 por período. Já para o primeiro semestre do próximo ano serão asseguradas em torno de mil vagas, distribuídas nos turnos manhã, tarde e noite e em aulas durante os finais de semana.

Atualmente a prioridade é realizar cursos de nível básico: Iniciação à Informática, Montagem e Programação de Microcomputador, Corel Draw e Page Maker. Mais 120 vagas serão oferecidas a partir de setembro. E em 2003 estarão sendo implementados os cursos de nível técnico: Rede, Web Design e Programador.

Pelo estabelecido com o Proep, a cada ano será garantido o percentual de 50% de vagas gratuitas em relação ao número de matrículas pagas. A Escola também vai utilizar o sistema de meia bolsa, que prevê o pagamento de taxa única para custear apostila e professor.

Projeto Cidadão - Segundo o diretor da Escola de Formação dos Trabalhadores em Informática, Avel Alencar, a proposta da Escola é inovadora e de risco, porque tudo o que envolve tecnologia da informação envolve grandes investimentos. "Nós estaremos buscando a alta qualificação. Nosso aluno vai aprender vários sistemas operacionais, não só o Windows. E vai compreender que o conhecimento é uma construção social; que sua atuação não poderá ser mecânica e que deverá ter uma postura crítica em seu ambiente de trabalho".

Alencar acrescenta que, dentro do propósito do ensino de qualidade, o aspecto pedagógico será cuidado e prolongado através do acompanhamento dos alunos egressos. "Eles vão continuar sendo monitorados. Teremos fichas cadastrais atualizadas de todos eles, para poder verificar a situação de cada um, se está trabalhando ou não, e quais as suas demandas", afirma o diretor, informando que a formação continuada está entre os compromissos da Escola.

Proep - A Educação Profissional através do Proep está chegando aos jovens de todos os estados do país, oferecendo capacitação nas áreas chaves de cada região. Nos últimos três anos, foram assinados 303 convênios, 43 centros de ensino profissionalizantes foram concluídos e até o final de 2002 serão inauguradas 100 escolas. Expressiva parcela de convênios foi firmada com o segmento comunitário, como é o caso da Escola de Formação de Trabalhadores do Lago Norte.