Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > Notícias > Avança Brasil - Bailarinas do Bolshoi brasileiro em Moscou

Notícias

Avança Brasil - Bailarinas do Bolshoi brasileiro em Moscou

publicado:  25/10/2001 15h03, última modificação:  01/03/2016 20h24

Brasília, 25/10/2001 - Alunas da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, com sede em Joinville, Santa Catarina retornaram no último dia 14 de uma curta temporada na Rússia, onde permaneceram por 15 dias, realizando curso de aperfeiçoamento. Esta é a primeira vez que um grupo de bailarinas brasileiras é selecionado para estagiar em Moscou.

O grupo esteve formado por quatro alunas- bailarinas, Luciana Voltolini (Joinville/SC), Andréia Velasco e Ana Luiza Aguiar Grossi (Brasília/DF) e Raquel Steiglich (Santa Maria/RS), na faixa de idade de 16 a 18 anos, todas do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville e por duas coordenadoras da escola, Maristela Teixeira e Maria Antonieta Spadari.

Além de acompanhar as alunas, as coordenadoras do Bolshoi brasileiro aproveitaram para aprender um pouco mais neste contato inédito com a escola- mãe, na Rússia, aperfeiçoando a metodologia de ensino e observando professores russos em aulas e ensaios.

Para a supervisora geral da Escola de Joinville, Jô Braska Negrão, que também integrou a viagem de estudos, a experiência ganha um peso histórico por ser a primeira do país. "Além disso, é muito importante para o futuro profissional de cada uma das alunas, que poderão aperfeiçoar a técnica da dança e significa uma vitória para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil".

A escola fundada em 17 de março de 2000, na cidade catarinense de Joinville, a 180 km da capital, Florianópolis é a primeira filial da famosa escola russa, atuando fora de seu território. Vários países, dentre eles o Japão e os Estados Unidos se candidataram a obter uma extensão da Escola Bolshoi, porém até o momento sem êxito. A Austrália teve mais sorte, pois conseguiu autorização, há pouco tempo, para utilizar esta técnica pedagógica.

De acordo com a direção da escola brasileira, nossa experiência servirá como modelo para os australianos. O funcionamento da nova escola em Sidney está previsto para 2002, no complexo esportivo onde foi realizada a última Olimpíada.

A Escola Bolshoi é parceira do Proep - Programa de Expansão da Educação Profissional, do Avança Brasil. Inaugurou no dia 8 deste mês o Teatro Juarez Machado, laboratório cênico com capacidade para 500 lugares, que será um espaço para o aprendizado prático e estará também aberto à comunidade para todas as formas de expressão artística. Esta obra foi proporcionada com parte dos recursos do Proep destinados a ampliação e compra de equipamentos, no valor total de R$ 1,3 milhão.

Programa Desenvolvimento da Educação Profissional