Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Planejamento e Investimentos > Notícias > Atendimento humanizado na guerra contra a mortalidade infantil

Notícias

Atendimento humanizado na guerra contra a mortalidade infantil

publicado:  11/02/2000 18h17, última modificação:  01/03/2016 20h24

Brasília, 11/02/2000 - Já são 142 hospitais espalhados por todo o país, e em 2000 a meta é credenciar pelo menos mais 40 unidades para integrar o projeto Hospital Amigo da Criança, uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Unicef em que os maiores beneficiados são as mamães e os bebês recém nascidos. Claudio Duarte, Secretário de Política de Saúde, explica que os hospitais só ganham o certificado da Unicef se oferecerem um atendimento humanizado desde o pré-natal. Este atendimento, segundo Claudio, envolve um trabalho de incentivo ao aleitamento materno, a oferta de alojamento conjunto (a criança nasce e vai direto para os braços da mãe), cuidado especial com as condições de higiene e uma estrutura para garantir o direito do pai assistir ao parto.

“Cento e quarenta e dois hospitais receberam o título doado pela Unicef. Em 99 foram avaliados e credenciados 30 hospitais. Para o ano 2000 espera-se inserir mais cerca de 40 hospitais nesta estratégia que visa melhorar o atendimento da criança e principalmente reduzir as complicações e a mortalidade infantil, que acontece num grau elevado dependendo do tipo de assistência e cuidado que o hospital e a maternidade têm com a criança, explica Duarte.

O Hospital Amigo da Criança é um projeto que faz parte do Programa Saúde da Criança e Aleitamento Materno, um dos 365 empreendimentos do Avança Brasil - Plano Plurianual 2000/2003 do Governo Federal.