Notícias
Técnicos do SISP serão capacitados sobre novo protocolo de internet
Curso faz parte de acordo de cooperação assinado em julho pelo ministério
Brasília, 26/11/2012 – Capacitar técnicos do Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) em relação à sexta versão do protocolo de internet (IPV6). Este é objetivo do treinamento que o Ministério do Planejamento (MP) fará, entre os dias 26 e 30 de novembro, na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). O curso é uma parceria do MP com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
Uma das funcionalidades do protocolo de internet é identificar, por meio de números, os usuários da rede mundial de computadores. Hoje, a internet usa a versão 4, mas devido ao vertiginoso crescimento desta, ao ponto de quase esgotar os endereços de reconhecimento dos computadores de usuários, se faz necessária esta atualização.
Para o secretário de logística e tecnologia da informação, Delfino Natal de Souza, a versão 6 amplia significativamente a capacidade de endereços para atender a população mundial. “Com este aumento, podemos atender a nova realidade da rede mundial de computadores, onde é possível usar a internet nos mais diversos tipos de equipamentos, como televisores, geladeiras e outras aplicações residenciais, exemplifica.
O treinamento contará com a presença de 32 representantes de diversos órgãos do SISP e abordará aspectos técnicos do protocolo Ipv6. A capacitação incluirá também exercícios práticos em laboratório virtual do Nic.br, que ministrará o curso. O intuito é contribuir para que a teoria aprendida seja tratada do ponto de vista de configuração de equipamentos de rede.
Para Souza, a capacitação é necessária para os órgãos integrantes do SISP utilizarem o IPV6. “Para modernizar a internet brasileira, precisamos migrar os sítios governamentais para este protocolo, complementa.
Esta ação faz parte do acordo de cooperação técnica assinado em julho pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) com o NIC.br para melhorar a qualidade dos serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do governo federal. Pela parceria firmada, a secretaria compartilhou aproximadamente 32,5 km de sua infraestrutura de fibras ópticas, da chamada Infovia Brasília, e o NIC.br implantou um ponto de troca de tráfego (PTT) em IPV6 na capital federal.
Este é o primeiro PTT em protocolo de internet IPV6 fora de São Paulo e possibilitou a criação dos pontos de interconexão (PIX) do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e da Telecomunicações Brasileiras S. A. (Telebras). Com isso, a SLTI pretende otimizar o tráfego da rede brasileira neste novo formato de endereçamento.