Notícias
Software de acessibilidade a portais públicos recebe prêmio
Brasília, 5/12/2008 - A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento recebeu esta semana, em São Paulo, o Prêmio TI Governo pelo desenvolvimento do programa denominado Avaliador e Simulador para a Acessibilidade de Sítios (Ases). A iniciativa foi contemplada na categoria e-Serviços Públicos pelo seu caráter inovador, relevância social e envolvimento de recursos humanos.
Foto: Diretor da SLTI (à direita) recebe premiação pelo projeto ASES
O prêmio foi entregue ao diretor de Governo Eletrônico da SLTI, João Batista Ferri de Oliveira, na noite do dia 2 de dezembro, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. O projeto consta do Anuário TI e Governo 2008, publicado pela Editora Plano Editorial.
O Ases é um software para avaliar, simular e corrigir a acessibilidade de páginas, sítios e portais. Contempla funcionalidades para a avaliação e desenvolvimento de sítios e portais acessíveis a pessoas deficientes. Para internautas cegos, por exemplo, oferece recursos como a utilização de descritores de imagens.
Voltada para desenvolvedores de portais e sítios públicos, a ferramenta alerta quando um portal não está acessível e permite os procedimentos necessários para a sua correção.
O software está disponível para download no endereço www.governoeletronico.gov.br e é resultado de uma parceria entre a SLTI e a OSCIP Acessibilidade Brasil. Para os usuários brasileiros, o programa é distribuído de forma gratuita sob a licença LGPL - GNU Lesser General Public License.
Acessibilidade- A acessibilidade na internet trata do oferecimento de conteúdos gráficos e sonoros alternativos, claros, compreensíveis e capazes de garantir o controle da navegação pelos usuários, independente das suas capacidades físico-motoras e perceptivas, culturais e sociais.