Notícias
SLTI e PNUD realizam Seminário Global de Interoperabilidade
Brasília, 5/5/2010 - A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, em parceria com o Grupo de Governança Democrática do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), promove o Seminário Global sobre Plataformas de Interoperabilidade Governamental, que começou ontem e termina nesta quinta-feira no Rio de Janeiro.
A abertura do evento, a secretária-adjunta Loreni Foresti destacou a importância do tema para o governo brasileiro, que desde 2004 tem seu marco nacional de interoperabilidade - a e-PING.
Nazaré Bretas, que coordena a elaboração dos padrões, falou sobre situações em que a integração de sistemas tem sido essencial para que os programas de governo sejam implementados, e citou como exemplos o PAC, Bolsa Família e Portal da Transparência.
Durante o encontro, mais de 100 pessoas, entre representantes de governo e pesquisadores na área de interoperabilidade, realizam debates sobre estratégias para alinhamento dos projetos de TI com a agenda governamental e diferentes concepções para projeto e implantação de ambientes de informação interoperáveis.
O evento conta com participantes de 24 países de quatro continentes, incluindo representantes de universidades e entidades como BID, Unesco, Cepal e Sociedade Brasileira de Computação.
Os resultados dos debates serão publicados ao final do encontro no sitio da e-PING -- http://www.governoeletronico.gov.br/acoes-e-projetos/e-ping-padroes-de-interoperabilidade -- no qual já podem ser vistos vários outros conteúdos sobre o tema, incluindo um conjunto de artigos sobre práticas de interoperabilidade no Brasil.