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SLTI divulga Licença Pública de Marca na Campus Party

publicado:  16/04/2015 18h20, última modificação:  16/04/2015 18h20

Brasíllia, 20/1/2010 - A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP) apresenta amanhã na Campus Party Brasil 2011, em São Paulo, a Licença Pública de Marca (LPM), que passa a ser adotada pelo Software Público Brasileiro (SPB). Agora, todos os programas disponibilizados no portal terão este registro, uma espécie de selo que garante a aderência do software ao modelo desenvolvido no país. "Trata-se de uma iniciativa pioneira no Brasil, diz a secretária Glória Guimarães.

No próximo mês, o SPB dará início a uma ampla campanha para esclarecer os desenvolvedores dos sistemas sobre a aplicação e o uso da LPM. A ação atende a uma das orientações do setor para fortalecer o ecossistema dos softwares públicos, especialmente para ampliação da concorrência entre os prestadores de serviço e o uso da marca pela comunidade digital.

Segundo o coordenador da SLTI Corinto Meffe três softwares já possuem esta licença: o e-cidade (que é aplicado para gestão municipal integrada), o Jaguar (um framework de desenvolvimento) e o LightBase (que serve para melhoria da gestão de documentos). Este último foi desenvolvido pela primeira empresa privada que aderiu ao modelo do software público, a LightInfocon. As outras duas soluções foram disponibilizadas, respectivamente, pelas empresas DBSeller e PowerLogic.

Meffe vai abordar o assunto ao lado de outros especialistas durante palestra sobre software livre. Para ampliar o debate em torno da Licença Pública de Marca, o coordenador partirá dos modelos de produção de sistemas no mundo baseados em programas de código aberto e de propriedade. O direito de usufruir ou não de um determinado bem ou serviço será também alvo do debate. “O modelo de propriedade influencia diretamente a composição do direito autoral, uma ramificação da propriedade intelectual que afeta o universo da internet, explica, acrescentando que a LPM expande a possibilidade de produção colaborativa na rede mundial e transforma radicalmente o modelo que as marcas foram tratadas até hoje.

Campus Party - Segundo os organizadores, a Campus Party  é o principal acontecimento tecnológico realizado anualmente no Brasil. Em torno dele reúnem-se comunidades e usuários da rede mundial de computadores envolvidos com tecnologia e cultura digital. O evento surgiu na Espanha, em 1997. A primeira edição brasileira ocorreu em 2008. Estão ainda previstas para este ano edições na Venezuela, Equador, Chile e Estados Unidos.

A mostra está dividida em vários módulos, como ciência (astronomia/espaço, modding/eletrônica e robótica), criatividade (social media, design/foto/vídeo e música), inovação (desenvolvimento, segurança de redes e software livre), entretenimento digital (games e simulação), campus fórum, ações especiais e expo/lazer.