Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > SLTI disponibiliza orientações para o desenvolvimento de sítios públicos

Notícias

SLTI disponibiliza orientações para o desenvolvimento de sítios públicos

publicado:  16/04/2015 18h20, última modificação:  16/04/2015 18h20

Brasília, 07/12/2009 - Para auxiliar na concepção, desenvolvimento, manutenção e administração de sítios de governo eletrônico nos órgãos federais, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento disponibilizou o Guia de administração de sítios. O documento já está disponível em www.governoeletronico.gov.br

O texto integra os Padrões Brasil e-Gov, que reúnem uma série de recomendações para qualificar o acesso às informações disponibilizadas por parte do cidadão, independente de características físico-motoras, perceptivas, culturais e sociais. Para isso, orienta o desenvolvimento de sítios públicos que tenham espaço privilegiado para serviços, informações relevantes e de fácil leitura, além de uma estrutura e uma navegação de fácil compreensão.

“A adoção de meios eletrônicos para a prestação de serviços públicos exige que os sítios e portais desenvolvidos e mantidos pela Administração Pública sejam fáceis de usar, relevantes e efetivos, destacou o diretor de Governo Eletrônico da SLTI, João Batista Ferri de Oliveira. “Somente desta forma é possível aumentar a satisfação dos usuários de serviços eletrônicos e conquistar gradativamente a população.

O guia também fornece subsídios para a contratação de empresas e descrição dos papéis e conhecimentos necessários para as equipes envolvidas com o sítio, sendo concebido para ser prático e de fácil consulta.

Entre as orientações disponibilizadas estão as características de um bom sítio e as diretrizes que deve atender, a legislação pertinente, custos envolvidos na criação, desenvolvimento e manutenção de um sítio. Também compreende informações sobre a manutenção, monitoramento, escolha de gerenciadores de conteúdo, informações sobre solicitação de domínio, entre outras.

A manutenção do Guia de Administração é de responsabilidade do Departamento de Governo Eletrônico da SLTI.  Questões referentes a esse documento podem ser enviadas para padroesegov@planejamento.gov.br

Criação de domínios
Um domínio é o endereço do sítio na internet. É a partir dele que as pessoas acessam o sítio.  O Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI.br) definiu para os órgãos governamentais duas extensões: “.gov, para entidades civis, e “.mil para organizações militares. Os sítios oficiais da Administração Pública brasileira são registrados em domínios-raiz específicos, o que aumenta sua segurança e confiabilidade.

A criação de novos domínios deve ser encaminhada para o Registro.Br, no entanto, a aprovação do nome de domínios “.gov.br é de responsabilidade do Departamento de Governo Eletrônico A aprovação de domínios “.mil.br é de responsabilidade do Ministério da Defesa.