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Servidores participam de capacitação sobre acompanhamento de Planos de Tecnologia da Informação
Planejamento realizará cinco eventos para orientar órgãos públicos
O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) iniciou hoje (25) uma série de capacitações com servidores públicos para ampliar o monitoramento dos Planos Diretores de Tecnologia da Informação (PDTI). Pesquisa realizada em 2014 com os órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp) revelam que apenas 7% deles fazem o acompanhamento desse plano. Participam do sistema 217 entidades públicas.
Segundo o diretor do Departamento de Governança e Sistemas de Informação da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (DEGSI/SLTI), Wagner Araújo, os servidores públicos devem promover a inclusão nos planos de iniciativas de Tecnologia da Informação e das Comunicações (TIC) que dão suporte para políticas públicas. “Em tempos de construção da primeira Estratégia de Governança Digital (EGD), a TIC deve entregar serviços para o cidadão”, afirma o diretor.
A série de capacitações oferecida pela SLTI começou hoje com uma palestra, na Escola Nacional de Administração Pública, sobre a nova versão do Guia de PDTI do Sisp, que ainda está em elaboração. A versão beta desta publicação está disponível desde fevereiro no portal do sistema. A secretaria também oferecerá formação para os servidores públicos a partir de quatro oficinas técnicas, que terão seu calendário divulgado posteriormente. Os participantes terão de se comprometer a elaborar um plano de trabalho para implantar o acompanhamento do PDTI.
Pesquisa
Para acompanhar a situação da governança e gestão de TIC, a SLTI lançou este mês a publicação Análise do Autodiagnóstico e Levantamentos Complementares do Sisp – 2008 a 2014. A pesquisa foi realizada com 188 órgãos integrantes do sistema.
O Sisp é a estrutura usada pelo governo federal para a organização do trabalho, controle, supervisão e coordenação da área de TIC na administração direta, autárquica e fundacional.