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Serviços de governo eletrônico são utilizados por 22% da população brasileira
Brasília, 20/4/2009 - O uso do governo eletrônico alcança 22% da população em todo o território nacional. Considerando somente a área urbana, 25% das pessoas utilizaram algum serviço disponibilizado pelo governo por meio da internet, percentual que cai para apenas 7% na área rural.
Os dados constam dos resultados complementares da 4ª Pesquisa Sobre Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil — TIC Domicílios 2008, divulgados na última semana pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br).
Para o secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento e membro do CGI.Br, Rogério Santanna, esses resultados mostram que a utilização dos serviços de governo eletrônico está diretamente vinculada à facilidade no acesso à internet.
A TIC Domicílios constatou que assim como o acesso ao governo eletrônico cai consideravelmente na zona rural, o mesmo acontece com a internet: enquanto 20% dos lares na área urbana estão conectados à rede, a posse de uma conexão foi identificada em 4% dos domicílios na zona rural.
A pesquisa mostrou que 30% dos entrevistados da Região Centro-Oeste utilizam serviços de governo eletrônico. Esse percentual cai para 25% na Região Sudeste, 23% na Sul, 20% na Norte e 15% na Região Nordeste.
Também identificou que as pessoas com maior instrução e renda são as que mais utilizam o governo eletrônico. Enquanto 71% dos entrevistados com curso superior informaram usar esses serviços, a penetração cai para 10% junto aos usuários com ensino fundamental. O percentual de utilização é de 77% na classe A, 52% na B, 24% na C e somente de 5% nas classes D e E.
Outro aspecto apontado pelo levantamento é que quanto mais jovem a pessoa, maior a probabilidade de ela usar esses serviços. Enquanto 39% dos usuários com idade entre 16 e 24 anos informaram utilizar o governo eletrônico, esse percentual cai para 10% junto aos usuários com idade entre 45 e 59 anos e para apenas 1% junto às pessoas com 60 anos ou mais.
Os serviços mais utilizados envolvem a obtenção de documentos e o pagamento de taxas. Entre os principais estão: consulta ao CPF, emissão de atestados e comprovantes, declaração do imposto de renda e o pagamento do IPVA, multas, licenciamento de veículos e outras taxas de serviços públicos.
Entre os principais motivos apresentados pelos entrevistados para não serem usuários de governo eletrônico estão a preferência pelo contato pessoal e a preocupação com a segurança dos dados. Também foi apontada a dificuldade em usar a internet para fazer contato com a Administração Publica.
Comércio eletrônico
Dos indivíduos que já acessaram a internet, 13% declararam ter comprado produtos ou serviços por meio de portais de compra considerando o total do país. Na área rural, apenas 5% dos internautas brasileiros realizaram atividades de compra pela internet, revelando que o comércio eletrônico ainda é incipiente nessas regiões do país.
A proporção dos usuários de internet que realizaram pesquisa de preços online (44%) é maior que aqueles que efetivamente já realizaram alguma compra (13%) por meio da rede. Na área urbana, quase 80% dos respondentes na classe A realizaram pesquisas de preços pela internet; e, na área rural, a pesquisa de preços online é uma atividade que atinge quase um terço dos internautas (30%).
TIC Domicílios 2008
Conduzido pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), a TIC Domicílios 2008 reúne os indicadores sobre a disponibilidade e uso da internet com a finalidade de avaliar e monitorar o desenvolvimento da rede no país. Realizado entre setembro e novembro de 2008 em todo o território nacional, o estudo investigou 21.520 mil domicílios nas áreas urbana e rural, entrevistando pessoas com 10 anos ou mais, nas cinco regiões geográficas do país.