Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Seminário reúne servidores públicos para debater comunicação entre sistemas de TI

Notícias

Seminário reúne servidores públicos para debater comunicação entre sistemas de TI

publicado:  16/04/2015 18h20, última modificação:  16/04/2015 18h20

Técnicos do MP e de outros órgãos apresentam casos de sucesso do uso do e-PING

Brasília, 17/06/2013 - Cerca de 70 servidores públicos estão reunidos nesta segunda-feira, 17, no Ministério do Planejamento (MP), para debater sobre a utilização dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-PING) nas soluções de Tecnologia da Informação (TI) do Governo Federal. O Seminário e-PING 2013 reúne técnicos e gestores de órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) para expor e discutir iniciativas de Governo Eletrônico (e-GOV) viabilizadas pela comunicação e integração entre dois ou mais sistemas.


Foto: Luciano Ribeiro

O e-PING é um conjunto de premissas, políticas, especificações técnicas e modelo de gestão que tem como objetivo garantir a interoperabilidade entre os sistemas, portais, sítios e serviços de governo eletrônico. Interoperabilidade é a habilidade de diferentes sistemas trocarem informações, seja entre órgãos de governo, empresas, países e pessoas, melhorando a prestação de serviços públicos por meios eletrônicos.

Na opinião do diretor do departamento de governo eletrônico da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (DGE/SLTI), João Batista, o uso do e-PING não eleva o custo das soluções e traz um ganho de qualidade para as soluções e serviços governamentais. “Os padrões de interoperabilidade são fundamentais para termos um trabalho mais estruturado. Quando nós trabalhamos em um novo projeto, colocamos o e-PING como requisito e esperamos que os desenvolvedores o utilizem em seu dia a dia, disse Batista na abertura do evento.

O servidor público Paulo André, do Ministério das Cidades, relata que o e-PING ainda não é utilizado no órgão. Segundo Paulo, que atua no setor de protocolo, seu trabalho acaba sendo prejudicado pela inexistência de comunicação entre alguns sistemas. “Com a implementação do e-PING, vai ocorrer uma otimização do tempo de serviço e uma melhora na interação com outros órgãos, opina.

O Seminário ocorre até a próxima terça-feira, 18, no auditório do MP. No decorrer do evento serão apresentadas e debatidas experiências como a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA), Guia de Serviços, Administração Sem Papel, Protocolo Integrado e a prestação de serviços em dispositivos móveis. Confira a programação completa.