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SEI: Antaq utilizará sistema eletrônico para tramitar documentos

O uso da ferramenta trará mais agilidade aos processos

publicado:  21/12/2015 18h39, última modificação:  21/12/2015 22h02

A partir de 4 de janeiro a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) utilizará o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para tramitar eletronicamente seus documentos. A assinatura do acordo de cooperação técnica ocorreu no último dia 18 na sede da agência, em Brasília. A implantação do sistema no órgão é uma parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP).

Para o diretor da Antaq, Mário Povia, o uso do sistema trará uma mudança cultural e nos procedimentos de trabalho do órgão. “Nós temos 14 unidades regionais no país inteiro e realizamos uma série de procedimentos. O SEI nos possibilitará mais agilidade na tramitação dos nossos processos”, afirmou.

O secretário de Tecnologia da Informação, Cristiano Heckert enalteceu a iniciativa da Antaq em aderir ao SEI e ressaltou o comprometimento da secretaria em disponibilizar a solução aos órgãos interessados. “O SEI possibilitauma verdadeira revolução na gestão pública. Nós temos o desafio de que, até outubro de 2017, toda a administração esteja utilizando alguma solução de processo eletrônico”, afirmou com base no Decreto nº 8539.

Heckert mencionou, ainda, a preocupação com a evolução do sistema e destacou a importância de uma organização sincronizada entre os órgãos para expandir os benefícios da solução. “Desenvolvemos um trabalho colaborativo para evoluir a ferramenta. Cada órgão poderá dar a sua contribuição para deixá-la mais robusta e beneficiar outras entidades”, comunicou.

PROTOCOLO INTEGRADO

O secretário aproveitou a oportunidade para convidar a Antaq a aderir também o Protocolo integrado, outro sistema do Processo Eletrônico Nacional (PEN). O Protocolo Integrado é uma solução do MP que tem o objetivo de tornar mais ágil e transparente o acesso às informações de tramitação de documentos nos órgãos públicos para a sociedade. Todos os dados sobre os documentos tramitados no SEI serão incorporadas à ferramenta, contemplando os processos gerados tanto por cidadãos quanto aqueles iniciados pelo órgão público.