Notícias
Secretário ressalta desafios de Tecnologia da Informação para 2015
“Troca de informações entre os órgãos é essencial para economizar recursos, diz
Na tarde desta quinta-feira (6), um dos maiores desafios da área de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (MP) em 2015, o projeto estruturante do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp), foi levado ao 9º Congresso de Inovação no Judiciário (Conip 2014) pelo secretário-adjunto de Logística e Tecnologia da Informação do MP, Fernando Siqueira. O Sisp é a estrutura usada pelo governo federal para a organização do trabalho, controle, supervisão e coordenação da área de TI na administração direta, autárquica e fundacional.
O objetivo foi de promover o compartilhamento de experiências e ideias entre os 215 órgãos que integram o Sisp. “Desejamos agregar mais inteligência e racionalidade aos projetos relacionados à Tecnologia da Informação e Comunicação, afirmou Siqueira. Por meio do trabalho em rede, por exemplo, é possível potencializar a sinergia entre os órgãos, trazendo ganhos de escala e economia de recursos.
Uma das novidades levadas ao público do Conip foi o lançamento de um novo portal do Sisp. A página trará soluções prontas como, por exemplo, um modelo para automatizar a elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) dos órgãos. Outra novidade é a possibilidade de reunir as informações sobre as compras e contratações de TI. “Assim, é possível saber exatamente o que cada órgão está contratando, explicou Siqueira.
Entre as prioridades destacadas para 2015, Siqueira citou ainda o desenvolvimento de um inventário de hardware e software para o sistema, o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG), a evolução do Portal do Software Público (SPB) e também os Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico, o ePING.
Conip
O 9º Congresso de Inovação no Poder Judiciário – Conip é um fórum amplo e democrático para debater limites e possibilidades do uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos processos de inovação e modernização do Poder Judiciário.