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Secretário defende uso das Tecnologias da Informação para qualificar a Administração Pública
Brasília, 18/11/2009 - O uso das Tecnologias da Informação na Administração Pública desburocratiza os processos e traz mais transparência aos atos governamentais. A idéia foi defendida hoje pelo secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, durante o Fórum de TIC da Dataprev, em comemoração aos 35 anos da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social.
Ele disse que metade do tempo dos processos de governo baseados em papel é gasto com trâmites internos. “A desmaterialização dos processos confere muito mais agilidade e qualidade à Administração Pública, salientou. Segundo Santanna, essa mudança implica na utilização intensiva da web e dos procedimentos eletrônicos.
Na opinião do secretário, para que isso ocorra é fundamental democratizar a infraestrutura de acesso à banda larga no país. “Caso contrário, não há como melhorar os serviços de governo eletrônico e redesenhar os processos de trabalho, enfatizou. Segundo ele, dados divulgados por organismos internacionais mostram que a cada 10% de aumento do acesso à banda larga, há um crescimento de 1% do PIB do país.
Santanna ressaltou a necessidade de conectar todas as agências do Instituto Nacional de Seguridade Social para poder prestar melhores serviços ao cidadão nessa área. “Como o governo brasileiro vai cumprir seu compromisso social com os trabalhadores e garantir a aposentadoria em até 30 minutos se os nossos sistemas atuais não têm conexão à internet?, questionou.
Ele lembrou que o ministro da Previdência Social, José Pimentel, inaugurou neste ano um posto do INSS em Campina Grande só que sem a conexão à internet porque esse serviço foi viabilizado com atraso pelas operadoras que atendem ao estado. A intenção do Ministério da Previdência Social é implantar 720 agências até 2010.
Para o secretário, a Previdência Social presta alguns dos mais relevantes serviços à população brasileira e as tecnologias da informação podem qualificar muito este atendimento.