Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Relação de vistos exigidos de cidadãos brasileiros será divulgada em formato aberto

Notícias

Relação de vistos exigidos de cidadãos brasileiros será divulgada em formato aberto

Ministério das Relações Exteriores vai publicar ainda estatísticas dos BRICS

publicado:  19/07/2016 18h13, última modificação:  19/07/2016 18h13
 
 
Até dezembro deste ano, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) irá divulgar a relação de vistos exigidos de cidadãos brasileiros e dados estatísticos de projetos de cooperação técnica internacional. Além disto, estarão disponíveis em formato aberto, no mesmo prazo, dados e estatísticas de comércio dos BRICS, grupo econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
 
O número de perguntas encaminhadas ao MRE por intermédio do Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão (e-SIC) foi o principal critério utilizado para definir quais informações deveriam estar à disposição, em formato aberto, tanto na página do órgão quanto no Portal de Dados Abertos do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).
 
O compromisso está documentado no Plano de Dados Abertos do MRE, que prevê ainda a divulgação dos contatos e da localização dos postos no exterior, assim como o total de funcionários lotados por posto. “Algumas das informações serão publicadas com georreferencimento. Isso pode, por exemplo, gerar um mapa da atuação diplomática do Brasil”, explicou o secretário de Tecnologia da Informação do MP, Marcelo Pagotti.
 
A publicação do PDA coloca o MRE na estratégia do governo federal que prevê a publicação dos dados em formato aberto e o intercâmbio de informações entre órgãos e entidades da administração pública federal e as diferentes esferas da federação. “Acreditamos que essa estratégia traga mais controle social e uma melhor oferta de serviços públicos para o cidadão”, reiterou Pagotti.
 
Além do MRE, outros oito órgãos já publicaram seus Planos de Dados abertos, a saber:  o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC),  o Ministério da Educação (MEC), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
 
Os planos estão disponíveis na Wiki da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (Wiki INDA). A elaboração e divulgação dos PDAs está prevista no Decreto nº 8.777, de maio de 2016.