Notícias
Rede Governo traz informações e serviços para o cidadão
Brasília, 11/08/2000 - A Rede Governo é a porta de entrada para todas as páginas oficiais brasileiras disponíveis na Internet. Dezenas de links dão acesso direto a 631 páginas de serviços e 3.522 sites com informações. Através do endereço www.redegoverno.gov.br qualquer pessoa pode acionar os serviços públicos de forma rápida e segura, pois ali ela vai encontrar dicas sobre o funcionamento do governo federal e respostas para questões práticas do dia-a-dia.
“Navegar pela Rede Governo é um confortável exercício de cidadania, acredita Solon Lemos Pinto, Secretário de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, órgão responsável pela concepção e manutenção do Portal.
A idéia da criação da Web do governo brasileiro surgiu em 1995, quando a prestação de serviços pela Internet ainda era apenas uma promessa na rede mundial de computadores. Desde então, a Rede Governo vem sendo continuamente aprimorada, com o objetivo de levar cada vez mais informações e serviços ao cidadão através da Internet. Segundo Solon, o Portal tem uma estrutura de rede de comunicação acessível a qualquer órgão governamental, instituição de natureza privada ou pessoa física, tanto na condição de provedores quanto usuários. O Secretário de Logística explica que, muito mais do que reunir links, a Rede Governo estabelece requisitos de performance, como funcionalidade, conforto e segurança, para a disponibilização dos sites.
“Os links são feitos depois de verificarmos as condições de funcionamento e a política de segurança de cada site. A estrutura também promove o aproveitamento integrado dos recursos tecnológicos da Administração Pública, o que garante a redução dos custos envolvidos, explica ele.
Entre outros serviços e informações, o Portal Rede Governo permite ao usuário obter certidões negativas, realizar pesquisas de situação fiscal, solicitar parcelamento e quitação de dívidas junto à Receita Federal, emitir pedidos de emissão de passaportes, consultar o FGTS, licitações, além de obter informações sobre concursos públicos, contratos, oportunidades de trabalho no setor privado, listas de fornecedores, atualização de dados cadastrais, cálculo do tempo para aposentadoria, lista de medicamentos genéricos, condições das estradas do país, bolsas culturais, consultas processuais, bibliotecas virtuais, diários oficiais, etc.
Atualmente, 1.500 pessoas acessam a Rede Governo todos os dias. Para que o Portal cumpra a missão de servir o cidadão, o endereço www.redegoverno.gov.br deverá ser divulgado por uma campanha publicitária. “Queremos ampliar o número de pessoas beneficiadas pelo portal e atrair a atenção dos investidores interessados em fazer publicidade, afirma Ney Gilberto Leal, gerente da rede.
Ney Leal adianta que a estratégia vai garantir o financiamento dos serviços e melhorar o funcionamento do Portal. “Ao invés do cidadão procurar o governo para resolver problemas, o governo vai oferecer com antecedência, por meio eletrônico, as informações de que o cidadão precisa para não ter problemas.