Notícias
Programador desenvolve aplicativo para páginas educacionais
Gratuito, dispositivo ajuda estudantes a acessar conteúdos e organizar matérias
Brasília, 18/12/2012 - Um aplicativo para dispositivos móveis que ajude os estudantes a acessar ao Amadeus, ambiente de gestão de aprendizado desenvolvido e utilizado pela Universidade Federal de Pernambuco. O projeto foi a dissertação de mestrado do analista de sistemas Thiago de Souza Araújo, de 26 anos, e fez tanto sucesso que foi um dos vencedores do Prêmio Ação Coletiva. A iniciativa premia colaborações voluntárias desenvolvidas e aprimoradas dentro ambiente do Portal do Software Público Brasileiro.
Pelo aplicativo desenvolvido por Thiago, os estudantes acessam a conteúdos educacionais diretamente de seus celulares. “É um ambiente pessoal de educação onde os estudantes são os autorreguladores da sua aprendizagem, explicou o analista de sistemas. O artefato foi desenvolvido para plataforma Android, integrado ao Projeto Amadeus e está disponível no Google Play.
Integração – O Portal Software Público Brasileiro (SPB) foi criado em abril de 2007 para compartilhar softwares de interesse público. São 63 softwares disponíveis, com as mais diversas utilidades. O ambiente colaborativo também foi apontado por Thiago como fator fundamental para o seu sucesso. “Gostaria de agradecer a colaboração que existiu de alguns colegas que me ajudaram a desenvolver essa solução. Em especial gostaria de agradecer ao Prof. Alex Sandro Gomes, meu orientador, e aos colegas Robson Campelo e Dyego Carlos, apontou.
Leia mais:
Projeto mapeia talentos da Dataprev
Software público gera economia no interior de Minas Gerais