Notícias
Programa melhora trâmite de documentos públicos
Brasília, 28/11/2008 - O Sistema de Protocolo Eletrônico de Documentos (SPED) é a mais nova solução do Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br) disponibilizada nesta sexta-feira, 28 de novembro, pelo Comando do Exército e da Aeronáutica. Desenvolvida em software livre, a ferramenta possibilita o trâmite interno de documentos como portarias, ofícios, memorandos, cartas, entre outros.
O SPED permite o acompanhamento do fluxo dos documentos, o envio dos mesmos entre diferentes servidores e autoridades de um órgão e ainda o registro desses encaminhamentos com os seus respectivos números de protocolo. A ferramenta funciona integralmente em plataforma Web e, além de qualificar e agilizar o trâmite de documentos internos de um órgão, também facilita o seu arquivamento.
Todos os interessados podem obter o código-fonte da solução através do Portal do Software Público e fazer adequações no modelo dos documentos disponibilizados, já que foi desenvolvido em software livre.
A disponibilização desta solução para toda a sociedade foi assinada pelo secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, e pelo general de Brigada Marconi, do Comando do Exército. A assinatura ocorreu durante o 1º Fórum de Software Livre do Comando Militar da Aeronáutica, no dia 26 de novembro.
“Na vanguarda da prática do desenvolvimento colaborativo e do incentivo ao uso do software livre, o Exército Brasileiro que desenvolveu, em conjunto com a Força Aérea Brasileira, o Sistema de Protocolo Eletrônico de Documentos, disponibiliza essa solução para a toda sociedade brasileira no Portal do Software Público, destacou o general Marconi.
Compartilhamento
O Portal do Software Público inaugura um novo modelo de licenciamento e de gestão das soluções desenvolvidas na Administração Pública ao compartilhar soluções que podem ser úteis aos mais diferentes órgãos públicos e também à sociedade. Os códigos-fontes das soluções estão acessíveis a todos os interessados, mediante cadastramento.
O objetivo é reduzir custos, aprimorar os aplicativos disponibilizados e, conseqüentemente, a melhoria do atendimento à população.
Para disponibilizar soluções do setor público no Portal do Software Público Brasileiro é preciso entrar em contato através do correio eletrônico guialivre@planejamento.gov.br