Notícias
Portal do Software Público libera Linux Educacional
Solução foi disponibilizada durante o Fórum Internacional de Software Livre
Brasília, 26/6/2009 - O sistema operacional utilizado nos computadores dos laboratórios de informática implantados pelo Governo Federal em escolas públicas de todo o país agora pode ser acessado no Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br) por qualquer pessoa.
A disponibilização do Sistema Operacional Linux Educacional foi assinada nesta quinta-feira, dia 25 de junho, pelo diretor de Tecnologia da Informação do Ministério da Educação (MEC), José Eduardo Bueno de Oliveira, e pelo gerente de interoperabilidade da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Paulo Pinto.
A assinatura ocorreu durante o 10º Fórum Internacional de Software (Fisl) que ocorre até sábado na cidade de Porto Alegre.
1clip_colorschememapping.xml" rel="colorSchemeMapping" />
O diretor de Tecnologia da Informação do Ministério da Educação, José Eduardo Bueno de Oliveira, observa a assinatura do gerente de interoperabilidade da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Paulo Pinto.
O Portal do Software Público coordenado pela SLTI e atualmente disponibiliza soluções desenvolvidas por órgãos públicos, empresas, universidades e Poder Legislativo.
O Linux Educacional adapta as funcionalidades do sistema operacional Linux para as necessidades do ambiente escolar, segundo o analista de teste de sistemas do MEC, Francisco Willian Saldanha.
Uma de suas vantagens é facilitar a sua utilização por professores e alunos. A solução também conta com aplicativos como jogos educacionais e conteúdos multimídia para uso em sala de aula.
Saldanha explicou que o Linux Educacional também facilitou o compartilhamento de informações, dados, e arquivos com computadores que utilizam sistemas operacionais proprietários.
Em 2008, o MEC implantou sete mil laboratórios de informática em escolas públicas rurais do país e outros 22 mil em escolas urbanas. Até o final de 2009 serão implantados cerca de 60 mil novos laboratórios em escolas públicas rurais e urbanas do país.
Tornar públicos os softwares desenvolvidos com recursos públicos é uma prerrogativa do Ministério da Educação, salientou Oliveira durante a assinatura de disponibilização do Linux Educacional no Portal do Software Público.
O gerente de Interoperabilidade da SLTI destacou que esta já é a 26ª solução já disponibilizada e que mais de 40 mil pessoas são colaboradores ativos desse ambiente.
Inclusão digital e software livre
Na manhã desta quinta-feira integrantes da equipe de inclusão digital da SLTI também promoveram um debate no 10º Fisl sobre a utilização de softwares livres nos projetos e programas de inclusão digital do Governo Federal.
Conforme a coordenadora do Projeto Nacional de Apoio a Telecentros, Cristina Mori, os computadores que serão disponibilizados pelo Governo Federal por meio dessa iniciativa terão sistema operacional livre.
O Projeto Nacional de Apoio a Telecentros vai estimular a criação de dois a três mil centros públicos de acesso internet e fortalecer outros cinco a 10 mil já existentes no país.