Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Portal do Software Público é destaque em congresso internacional

Notícias

Portal do Software Público é destaque em congresso internacional

publicado:  16/04/2015 18h20, última modificação:  16/04/2015 18h20

Brasília, 13/3/2012 – O Portal do Software Público Brasileiro (SPB) foi um dos destaques no estande do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) durante o Center for Office Automation, Information Technology and Telecommunication (CeBit). O congresso internacional, realizado entre os dias 6 e 10 de março, em Hannover, na Alemanha, reuniu cerca de 300 mil pessoas durante os seus cinco dias de duração. Por sua força no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), o Brasil foi o país parceiro do evento.


Fotos: Delfino Souza

O secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Delfino Natal de Souza, um dos representantes do MPOG, relata que a experiência brasileira com soluções livres foi bastante debatida pelos visitantes que estiveram no estande brasileiro. “O Portal do Software Público Brasileiro foi reconhecido pela sua importância na governança eletrônica, explica.



O SPB foi criado em 2007 para compartilhar soluções livres que podem ser utilizadas por cidadãos, empresas e pela administração pública sem o pagamento de licenciamento. Atualmente, o sítio conta com 56 softwares públicos, mais de 130 mil usuários registrados e cerca de 500 prestadores de serviços.

Compras públicas

O sistema brasileiro de aquisições governamentais também foi apresentado durante a CeBit. O Portal de Compras do Governo Federal (Comprasnet), gerenciado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), foi instituído para informatizar e disponibilizar dados referentes às licitações e contratações promovidas pela administração pública.



De acordo com Souza, a utilização do pregão eletrônico, que traz mais transparência e isonomia, teve sua relevância no congresso por demonstrar a maturidade de governança do processo de compras no Brasil. Ainda segundo o secretário, a prática de preferência para Micro e Pequenas Empresas (MPEs) nas compras governamentais de até R$ 80.000,00, instituída no Brasil por meio Lei Complementar nº 123/2006, também foi bastante referenciada pelos visitantes, por ser comum na União Europeia.


Fotos do evento


Highslide JS Highslide JS Highslide JS Highslide JS Highslide JS
Fotos: Delfino Souza