Notícias
Portal de Dados Abertos recebe mais de 210 mil visitas em 2013
Dados de transferências voluntárias são os mais utilizados por usuários
Brasília, 24/01/2014 – Mais de 210 mil pessoas visitaram o Portal Brasileiro de Dados Abertos (dados.gov.br) em 2013. Na comparação com 2012, esse número mostra um crescimento de 90% nas visitas únicas do sítio. O conjunto de dados mais acessado no último ano foi o do Portal de Convênios do Governo Federal, o Siconv, que gerencia as transferências voluntárias da União para Estados, Municípios, Distrito Federal e Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos. Somente os dados do sistema foram baixados 49.502 vezes.
De acordo com as informações extraídas pelo Ministério do Planejamento (MP), que gerencia o portal, os dados do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ficaram em segundo lugar, com cerca de 22 mil acessos. Em terceiro lugar está a Malha Geométrica dos Municípios Brasileiros, que foi vista por mais de 15 mil usuários. Nesta lista, destacam-se também os conjuntos de dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), destinação do lixo domiciliar, distorção idade/série na educação básica e população economicamente ativa por sexo.
Na opinião da secretária de logística e tecnologia da informação, Loreni Foresti, a publicação dos conjuntos de dados de Equipamentos Públicos também foi fundamental para o crescimento de visitas ao portal. “Esses dados demonstram as localidades onde serviços públicos são prestados ao cidadão e diversos aplicativos foram construídos a partir dessas bases, explica.
Aplicativos
Em 2013, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) organizou a primeira edição do Concurso Nacional de Dados Abertos. A proposta foi trabalhar em regime de colaboração com a sociedade civil especializada para ampliar e melhorar o alcance de serviços governamentais. Participaram do certame 15 equipes e a SLTI premiou três pela construção de aplicativos. São eles: Brasil Mapeado, Agências do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e PAC Info.
Conheça:
Brasil Mapeado – O Brasil Mapeado mostra ao cidadão, em um mapa, quais os locais de atendimento de serviços de interesse público estão próximos ao local onde ele se encontra ou a qualquer outro desejado. O cidadão pode ainda selecionar quais tipos de postos de atendimento deseja visualizar no mapa. O aplicativo utiliza quase todos os conjuntos de dados dos equipamentos públicos e ainda inclui as universidades e institutos federais de ensino superior. Os endereços constantes nessas bases de dados foram geo-codificados para que a sua localização pudesse ser mostrada em um mesmo mapa.
Agências do MTE – O aplicativo Mootiro Maps, traz a geo-codificação das agências, gerências e superintendências de atendimento do MTE inclui a geo-localização desses postos de atendimento, que são considerados equipamentos públicos. O projeto é uma iniciativa que pretende contar com a colaboração dos cidadãos (no conceito de crowdsourcing), para identificar e resolver problemas urbanos. Por exemplo, cada posto de atendimento recebe uma página com endereço específico, onde além de constarem as informações oficiais sobre o mesmo, o cidadão pode fazer comentários, compartilhar em redes sociais, curtir, associar a um registro de problema ou projeto.
PAC Info – A solução PAC Info traz uma visualização simplificada das obras do programa. É possível saber onde está cada investimento, qual o valor total já aplicado e o andamento das construções. Além disso, o aplicativo também permite fazer uma comparação dos investimentos por região.
De acordo com a secretária, a tendência é que o dados.gov.br cresça ainda mais em 2014, com a publicação de novos dados e a criação de aplicativos. “Ampliar o acesso dos cidadãos brasileiros a informações e serviços públicos é uma das metas do governo da Presidenta Dilma e a política de dados abertos é estratégica para esta ser alcançada, complementa.
Os dados são abertos quando possibilitam a sua utilização, cruzamento e compartilhamento por qualquer pessoa livremente. A sua disponibilização está prevista na Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527, de novembro de 2011) e também faz parte das ações do governo federal dentro do plano brasileiro para a implementação da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP).