Planejamento realizará estudo técnico para oferecer sistema de gestão administrativa
Ferramenta servirá para apoiar administração do patrimônio, almoxarifado e frota de veículos
Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) de 21 órgãos setoriais integrantes da Comissão de Coordenação do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp) se reuniram hoje (26) para debater a escolha de uma solução para gestão administrativa das instituições e entidades do sistema; a reformulação da atuação da Central de Serviços e Suporte do Sisp (C3S); e o planejamento das compras compartilhadas do setor.
No encontro, realizado na Secretaria de Direitos Humanos (SDH), o secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Cristiano Heckert, anunciou que será feito um estudo sobre as soluções existentes. “Iremos, ainda, fazer um chamamento público para que os órgãos e também o mercado de fornecedores possam apresentar seus sistemas, disse. Ele explicou que a busca de uma solução para a gestão administrativa é uma demanda antiga dos órgãos e que a ferramenta a ser desenvolvida servirá para apoiar a administração do patrimônio, almoxarifado e frota de veículos, por exemplo.
O MP é o órgão central do Sisp e organiza mensalmente as reuniões da comissão. A C3S foi institucionalizada nesta semana pela Portaria nº 3. Todo o processo para o atendimento das 216 instituições e entidades integrantes do SISP foi reestruturado e o trabalho será organizado em grupos de apoio alinhados à Estratégia Geral de Tecnologia da Informação e Comunicações (EGTIC). A solicitação de apoio à central deve ser efetuada pelo órgão ou entidade demandante na página da C3S ou no portal do SISP.
Durante a reunião, os participantes também discutiram a contratação conjunta de bens e serviços de TIC a partir da análise do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) dos órgãos e das atas de registros de preço existentes. Os interessados em participar das aquisições devem enviar sua demanda até 15 de abril. Após a análise das necessidades, a SLTI vai elaborar uma proposta a ser debatida nas próximas reuniões da Comissão de Coordenação do Sisp. O processo de contratação conjunta será realizado pela Central de Compras e Contratações do MP.
O secretário de Gestão da Política de Direitos Humanos, Marco Antonio Juliatto, relatou os resultados alcançados com a coordenação das ações da TIC governamental. "A oferta do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), a compra direta de passagens aéreas e todas as demais soluções construídas no diálogo com os órgãos buscam solucionar problemas históricos. Os programas de governo precisam ser amparados pela TIC", afirma Juliatto.