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Planejamento lança fórum sobre contratações sustentáveis
Ambiente incentiva também a divulgação de boas práticas na área
Sensibilizar e orientar gestores e servidores públicos que atuam na área de compras sobre a importância da sustentabilidade nas aquisições realizadas pelo governo federal. Este é o objetivo do novo ambiente disponibilizado, nesta quarta-feira (28), no Portal de Contratações Públicas Sustentáveis, o Fórum Colaborativo.
“Precisamos auxiliar os órgãos públicos a promover uma mudança na cultura institucional. Construímos um ambiente colaborativo para compartilharmos informações, boas práticas e especificações que reflitam na melhoria dos processos de compras em todas as fases de uma licitação, inclusive na utilização e descarte do produto ou execução do serviço, afirma Ana Maria Vieira dos Santos Neto Xavier, diretora do Departamento de Logística da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP).
O fórum é um espaço online para gestores públicos, fornecedores e cidadãos brasileiros compartilharem e divulgarem boas práticas na área. A seção disponibiliza ao usuário cadastrado o acesso a cinco tópicos: Desfazimento Sustentável, Critérios de Aquisições e Contratações, Observadores e Colaboradores, Planos de Logística Sustentável (PLS) e Mercado Sustentável.
As contratações públicas sustentáveis levam em consideração, por exemplo, critérios que causem menos impactos ambientais, econômicos e sociais durante o ciclo de vida da contratação.
“Queremos facilitar a troca de informações e experiências para que estas contribuições sejam consideradas na elaboração e implementação de ações de sustentabilidade, complementa Xavier.