Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Planejamento implanta ponto de troca de tráfego em IPV6

Notícias

Planejamento implanta ponto de troca de tráfego em IPV6

publicado:  16/04/2015 18h20, última modificação:  16/04/2015 18h20

IPV6 é a versão mais atual do protocolo de Internet, a implantação irá otimizar o tráfego da rede brasileira 

Brasília, 1/11/2012 – Para melhorar a qualidade dos serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do governo federal, o Ministério do Planejamento (MP), em parceria com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), implantou um ponto de troca de tráfego (PTT) em Brasília. Este é o primeiro PTT em protocolo de internet IPV6 fora de São Paulo e possibilitou a criação dos pontos de interconexão (PIX) do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), da Telecomunicações Brasileiras S. A. (Telebras) e também da GVT.

O PTT implantado em Brasília faz parte de um acordo de cooperação técnica assinado entre o ministério e o NIC.br em julho deste ano. O MP compartilhou aproximadamente 32,5 km de sua infraestrutura de fibras ópticas, da chamada INFOVIA Brasília, e o núcleo teria de implantar esse pontos na capital federal e realizar capacitações com os órgãos integrantes do Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação (SISP).

A partir da implantação do PTT, serão realizadas reuniões com os órgãos interessados para saber quais estão interessados em participar de uma infraestrutura lógica de IPV6. As instituições participarão de testes de interconectividade isolados da Internet. O intuito é fomentar o uso do protocolo nas redes dos órgãos de governo e prepará-las para a próxima geração do protocolo IP. Desta maneira, será possível otimizar o tráfego da rede brasileira neste novo formato de endereçamento. 

Capacitação

Entre os dias 26 e 30 de novembro, será realizado um curso de Ipv6 em Brasília, na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). O treinamento contará com a presença de 32 representantes de diversos órgãos do SISP e abordará aspectos técnicos do protocolo Ipv6.

A capacitação incluirá também exercícios práticos em laboratório virtual do Nic.br, que ministrará o curso. O intuito é contribuir para que a teoria aprendida seja tratada do ponto de vista de configuração de equipamentos de rede.