Notícias
Planejamento disponibiliza software gratuito de acesso a sitios
Brasília, 22/01/2009 -O Avaliador e Simulador para a Acessibilidade de Sítios (Ases) já está disponível no Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br). A carta que disponibiliza a solução à sociedade foi assinada pelo secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento e o diretor de Governo Eletrônico, João Batista Ferri de Oliveira.
A assinatura ocorreu durante a solenidade de comemoração dos 15 anos de aniversário do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática (Sisp) realizado nesta quarta-feira, dia 21 de janeiro, no auditório do Ministério do Planejamento, em Brasília.
O Ases permite avaliar, simular e corrigir a acessibilidade de páginas, sítios e portais. Contempla funcionalidades para a avaliação e desenvolvimento de sítios e portais acessíveis a pessoas deficientes.
Para internautas cegos, por exemplo, a ferramenta oferece recursos como a utilização de descritores de imagens. Voltada para desenvolvedores de portais e sítios públicos, a ferramenta alerta quando um portal não está acessível e permite os procedimentos necessários para a sua correção.
O desenvolvimento desse software é resultado de uma parceria entre a SLTI e a OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Acessibilidade Brasil. Para os usuários brasileiros, o programa é distribuído de forma gratuita sob a licença LGPL - GNU Lesser General Public License.
Gestão de TI- A solenidade de comemoração dos 15 anos do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática contou com a participação de diversas autoridades do Governo Federal nessa área. O Sisp foi instituído em 1994 para gerir os recursos de informação e informática da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional.
O Ministério do Planejamento é o órgão central deste sistema, atuando por meio da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação na normatização e coordenação das ações do Sisp.
O titular da SLTI, Rogério Santanna, salientou na ocasião o esforço do Governo Federal na melhoria da gestão dos processos na área e a relevância da Instrução Normativa N° 4 que visa qualificar a contratação de serviços nessa área. “Essa é uma área muito complexa já que cada vez mais tecnologias antigas terão de conviver com tecnologias novas, justificou.
Para o secretário de Gestão, Marcelo Viana, não há como racionalizar os procedimentos de trabalho sem uso das tecnologias da informação. “A gestão dos processos e a TI caminham juntas para as mudanças que são necessárias na máquina pública seja no que diz respeito à desburocratização, na prestação de serviços de governo eletrônico e o atendimento integrado dos cidadãos e empresas, disse.
O secretário-executivo adjunto do Ministério do Planejamento, Francisco Gaetani, destacou o papel da SLTI na condução de iniciativas inovadoras para a Administração Pública que utilizam de forma intensiva as tecnologias da Informação, como o Portal de Convênios (www.convenios.gov.br). Já o secretário de Recursos Humano, Duvanier Ferreira, lembrou a relevância dessas tecnologias na modernização doSistema Integrado de Administração de Recursos Humanos.
Na ocasião também foi lançada a versão 4.0 dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-PING). Os padrões e-Ping permitem um fluxo contínuo de informações entre o governo e a sociedade, com o objetivo de oferecer melhores serviços aos cidadãos. Isso porque possibilita que mesmo sistemas de informação com arquiteturas diferentes e desenvolvidos em épocas distintas possam trocar informações em tempo real.
Também participaram da mesa de abertura da solenidade o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Renato Martini, o assessor da Presidência do Serpro, José Antônio Borba Soares, e assessor especial do ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, coronel Antônio Carlos Menna Barreto Monclaro.