Notícias
Planejamento defende tecnologia como fator de desenvolvimento do Brasil
Estratégia de Governança Digital foi apresentada na Escola Superior de Guerra no RJ
publicado:
10/05/2016 15h19,
última modificação:
10/05/2016 15h19
“A ampliação do acesso a informações e serviços públicos digitais, e também, da participação social, estão na base da construção de um novo rumo para o Brasil”, disse, nesta terça-feira (10), o secretário de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Cristiano Heckert, em apresentação da Estratégia de Governança Digital (EGD) na Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro.
“A implementação da nova estratégia é travessia para o alcance de um modelo de gestão que vê o uso da tecnologia como fator de desenvolvimento do País”, disse Heckert aos civis e oficiais das Forças Armadas que participaram do encontro. Além dos oficiais brasileiros, oficiais superiores das Forças Armadas dos Estados Unidos, Suécia, Argentina, Venezuela, Equador, Líbano e Colômbia também assistiram à palestra.
“A EGD deve ser entendida como uma ponte entre políticas públicas essenciais aos avanços democráticos com as novas tecnologias, resultando num caminho que leva a melhores serviços ao cidadão brasileiro”, completou Heckert.
São crescentes os resultados do Portal de Dados Abertos, que hoje conta com 1.120 conjuntos disponíveis, e o Portal de Serviços, com 600 serviços disponíveis. Estes foram exemplos mostrados pelo secretário, no sentido de incentivar os órgãos que fazem parte do governo federal a disponibilizarem seus dados e serviços nestes meios para facilitar o acesso dos brasileiros ao que vem sendo ofertado pelos diferentes órgãos públicos que compõem a Administração Pública Federa. Desta forma, unificando e simplificando o acesso pelo cidadão.
Sobre a EGD
A Governança Digital é a utilização, pelo setor público, de tecnologias da informação e comunicação com o objetivo de melhorar a informação e a prestação de serviços, ao estimular a participação dos cidadãos no processo de tomada de decisão para tornar governo mais responsável, transparente e eficaz. A EGD esteve em consulta até o dia 19 de julho de 2015, confira aqui o histórico das contribuições. Conheça também o Decreto Nº 8.638/2016 e a versão final da Estratégia de Governança Digital da Administração Federal (2016-2019).