Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Planejamento assina acordo para ampliar divulgação de compras sustentáveis

Notícias

Planejamento assina acordo para ampliar divulgação de compras sustentáveis

publicado:  16/04/2015 18h20, última modificação:  16/04/2015 18h20

Brasília, 8/12/11 – O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão assinou  acordo de cooperação com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF). O objetivo é ampliar a divulgação da Política Pública de Contratações Públicas Sustentáveis, com o apoio técnico para a atualização do Manual de Obras Públicas - Edificações Práticas.

Para o secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Delfino Natal de Souza, é importante conscientizar os órgãos públicos sobre as compras públicas sustentáveis. “Dada a importância da questão da sustentabilidade, devemos utilizar o poder de compra do estado como indutor desta política pública, afirma.

Investir em contratações sustentáveis é uma iniciativa do governo federal para valorizar a compra de produtos que consideram critérios ambientais, econômicos e sociais em todas as etapas de sua fabricação.

Dessa maneira, a administração pública federal transforma suas aquisições em instrumentos de proteção da natureza. Os produtos dessa linha são aqueles de fácil reciclagem, vida útil mais longa, e que geram menos resíduos, menor consumo de matéria-prima e de energia.

De acordo com o secretário, por ser uma instituição ligada às construções e manutenção de prédios ou instalações, o Crea auxiliará a Secretaria na atualização do Manual de Obras públicas, com enfoque na questão sustentabilidade.

REFERÊNCIA

O secretário Delfino avalia que o Portal de Compras do Governo Federal (Comprasnet) se tornou referência para estados e municípios. Segundo ele, os entes da federação utilizam o ambiente virtual e, por isso, o governo federal deve dar exemplo como consumidor e fortalecer o mercado de bens e serviços ambientais.

“Existe uma integração muito boa com estados e municípios. Muitos, inclusive, aderem ao portal de compras ou fazem uso dele para melhorar seus processos, explica.