Notícias
Planejamento apresenta ações para fortalecer logística pública em evento do TCU
Estratégia Geral de Logística (EGL) será lançada até o fim de 2015
O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) apresentou hoje (23), no Tribunal de Contas da União (TCU), as ações que serão implantadas para fortalecer a governança e a gestão da logística pública no governo federal. Durante o evento “Governança e Gestão das Aquisições na Administração Pública Federal”, o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do MP, Cristiano Heckert, apresentou a servidores públicos a proposta da Estratégia Geral de Logística (EGL), que será lançada até o fim deste ano.
Para Heckert, a maior parte das ações de logística pública têm sido conduzidas de forma fragmentada entre os 367 órgãos integrantes do Sistema de Serviços Gerais (Sisg). Segundo o secretário, é preciso remodelar a atuação do sistema e a elaboração da EGL é um dos esforços do ministério na área. “Precisamos construir princípios norteadores que nos permitam explorar todo o potencial de ganho de eficiência e de fomento ao desenvolvimento econômico-social do país que a logística traz para a administração”, afirmou Heckert.
O objetivo da EGL é consolidar um instrumento para auxiliar os órgãos integrantes do Sisg na elaboração dos seus Planos Diretores de Logística (PDL). O trabalho para a construção da estratégia foi iniciado em julho deste ano pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI). Foram realizadas três oficinas com a participação de 14 órgãos do Sisg.
Em outubro, a SLTI também disponibilizou o documento em consulta pública no Portal da Participação Social (Participa.br). Gestores, servidores, fornecedores e sociedade civil tiveram a oportunidade de construir junto com a secretaria a EGL. O ministério também trabalha em uma ferramenta digital para facilitar e simplificar o processo de concepção dos planos.
Sisg
O Sisg é o sistema que organiza a gestão das atividades de serviços gerais, compreendendo licitações, contratações, transportes, comunicações administrativas, documentação e administração de edifícios públicos e de imóveis. A SLTI é o órgão central do sistema. mês.