Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Planejamento abre consulta pública para padrões de interoperabilidade

Notícias

Planejamento abre consulta pública para padrões de interoperabilidade

publicado:  16/04/2015 18h20, última modificação:  16/04/2015 18h20

As sugestões devem ser enviadas até o dia 22 de novembro

Brasília, 21/10/2013 – Os interessados em participar da consulta pública sobre a versão 2014 dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-PING) já podem acessar o Portal de Governo Eletrônico (Gov.br) e emitir a sua opinião. As contribuições e sugestões devem ser enviadas para o Ministério do Planejamento (MP) até o dia 22 de novembro.

O e-PING é uma arquitetura do governo federal que define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na interoperabilidade de serviços de Governo Eletrônico (e-GOV). O uso dos padrões estabelece as condições de interação entre as esferas de governo e com a sociedade em geral.

Entre as principais mudanças propostas para a nova versão estão:

 Promoção do protocolo XMPP, utilizado para mensagens em tempo real, para o status de Adotado;

 Promoção do Componente “AntiSpam – Gerenciamento da Porta 25 para o status de Recomendado;

 Promoção dos protocolos FTP e HTTP para o status de adotado, como protocolos de transferência de arquivos;

 Promoção do padrão “IEEE 802.11 n, para uso em rede local sem fio, para o status de Recomendado;

As sugestões também podem ser enviadas para a equipe de técnicos da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) por meio do seguinte endereço eletrônico: eping@planejamento.gov.br

Universidade Federal da Paraíba

O Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abre consulta pública para a minuta de seu regimento. As contribuições serão utilizadas na elaboração da proposta final para submissão e aprovação junto ao Conselho Universitário da UFPB. As sugestões devem ser encaminhadas até o dia 21 de novembro de 2012.

Os interessados em participar das duas consultas públicas devem acessar o portal do Gov.br.