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Participação social é destaque em seminário sobre governança digital

Políticas públicas e negócios foram tema do encontro que reuniu setores de tecnologia

publicado:  01/04/2016 17h49, última modificação:  01/04/2016 17h49
 
 
Os pilares da Estratégia de Governança Digital foram apresentados durante o seminário ‘Políticas Públicas & Negócios’ no fechamento do encontro que aconteceu em Brasília nesta quinta-feira (31). O evento foi promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) com participação gratuita para agentes do setor público.
 
O secretário de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Cristiano Heckert, mostrou um panorama de como as ferramentas de Tecnologia Informação e Comunicação (TIC’s) têm ajudado a transformar a gestão pública brasileira. A participação social é um dos pilares que sustentam a Estratégia de Governança Digital aprovada pela Portaria nº 68, de 7 de março deste ano.
 
“É inegável como os mecanismos de consulta à sociedade aumentaram, pois foram instituídas diversas formas de ouvir o cidadão utilizando plataformas de tecnologia”, disse. “Precisamos dar uma nova escala a este grau de interação, pois as TICs nos permitem, na velocidade de um piscar de olhos, literalmente, ouvir milhões de brasileiros, e é para esse tipo de movimento que precisamos avançar”, concluiu.
 
Seminário
 
O seminário durou dois dias, 30 e 31 de março, e abordou temas como: Políticas públicas por um Brasil digital, inovação e internet das coisas, proteção de dados pessoais e economia da internet, novas tendências, segurança da informação e TI para eficiência pública e serviços ao cidadão.
 
O encontro reuniu cerca de 400 participantes, entre líderes da Administração Pública Federal, Congresso Nacional e Judiciário, interessados nas pautas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), além de empresários, pesquisadores, formadores de opinião e outras entidades do setor.
 
“Estamos vivendo agora uma era das ideias, e não mais uma era só do conhecimento”, disse o presidente da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo, durante fechamento do evento, ao destacar a abertura dos dados e ansiedade das novas gerações em ter os serviços à mão em seus celulares.