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Painel apresenta casos de sucesso da prestação de serviços públicos

Especialistas contaram experiências durante Seminário Estratégia de Governança Digital

publicado:  16/06/2015 22h56, última modificação:  17/06/2015 18h30
Foto: Francisca Maranhão/Ministério do Planejamento

Foto: Francisca Maranhão/Ministério do Planejamento

O fim das longas filas de atendimento no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi apresentado como um exemplo de sucesso da utilização da tecnologia na prestação de serviços públicos. O caso foi apresentado na tarde desta terça-feira (16), durante o Seminário Estratégia de Governança Digital – para muito além das TIC”. O evento foi realizado no auditório do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP).

Segundo o presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), Rodrigo Assumpção, o governo enfrentou o problema com uma melhor gestão das filas por meio de pré-agendamentos, centrais telefônicas, simplificação dos sistemas e a integração de serviços com outras áreas para efetivamente facilitar a vida do cidadão. Para o presidente, o desafio agora é outro. “Precisamos oferecer a riqueza informacional de dados para o cidadão poder fazer o seu próprio uso, poder inventar o que quer e fazer as suas conexões para levar adiante as suas demandas interesse”, explica.

Outro caso de sucesso apresentado durante o painel foi o Portal Empresa Simples (PES), lançado em fevereiro deste ano. O secretário de Racionalização e Simplificação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Mauro Borgéa, mostrou como o sítio simplifica e facilita a vida do empreendedor e da empresa brasileira. “A TIC foi fundamental nesse processo. O século XXI trouxe algumas mudanças substanciais para a administração pública e nossas vidas”, complementa o secretário. Entre os projetos do PES estão o Serviço de Registro e Licenciamento de Empresa (RLE) e a Praça Eletrônica de Negócios (PEN).

Para o presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Jorge Gerdau, a estratégia, a governança e as TIC devem estar integradas para melhorar eficiência dos serviços públicos oferecidos no país. “A conjugação das três é fundamental porque utilizar a tecnologia em benefício ao desenvolvimento político, social e econômico é da maior importância”, afirma.

Oficinas

O objetivo do Seminário “Estratégia de Governança Digital – para muito além das TIC” foi iniciar o debate para a substituição da Estratégia Geral de Tecnologia da Informação e Comunicações (EGTIC) pela Estratégia de Governança Digital (EGD). A proposta visa ampliar o acesso à informação, melhorar a prestação de serviços eletrônicos e promover a participação social.

Para desdobrar as discussões do seminário, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) realiza, entre 17 e 19 de junho, das 9h às 12h30, um ciclo de oficinas técnicas na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). As oficinas têm o objetivo de ampliar a participação na elaboração da EGD a partir da análise e discussão de diretrizes.