Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Padrões e-Gov qualificam a comunicação do Governo com a sociedade

Notícias

Padrões e-Gov qualificam a comunicação do Governo com a sociedade

publicado:  16/04/2015 18h19, última modificação:  16/04/2015 18h19

Brasília, 12/6/2008 - Já estão disponíveis em (http://www.governoeletronico.gov.br/biblioteca/arquivos/padroes-brasil-e-gov) recomendações e orientações para qualificar o desenvolvimento de páginas, sítios e portais do Governo Federal. O objetivo é torná-los mais facilmente navegáveis pelos cidadãos, identificáveis e acessíveis a pessoas com necessidades especiais.

Esse conjunto de recomendações integra os Padrões e-Gov cujo objetivo é aprimorar a comunicação e o fornecimento de informações e serviços prestados na web pelos órgãos do Governo Federal. Para isso, detalham recomendações envolvendo acessibilidade, redação, codificação, desenvolvimento, manutenção, arquitetura de informação e desenho.    

Também visam facilitar o processo de prestação dos serviços eletrônicos disponíveis nos sítios e portais por outros canais que não apenas a internet, como o telefone celular (m-Gov), por exemplo. Além disso, a padronização desses ambientes acelera o processo de adaptação e migração para tecnologias mais modernas.

O desenvolvimento dos Padrões e-Gov está sob a responsabilidade da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento.

“Descrever recomendações e melhores práticas para a construção de sítios e portais vai ao encontro da necessidade do governo de prestar serviços eletrônicos de melhor qualidade, portáteis, relevantes, acessíveis e direcionados à sociedade”, explicou o diretor de Governo Eletrônico da SLTI, João Batista Ferri de Oliveira.

Ele informou que a Secretaria também está trabalhando na formalização de instrumentos para orientar a avaliação de sítios, portais e seus serviços, na elaboração de recomendações para melhorar a usabilidade e o aperfeiçoamento da gestão dos domínios do governo federal (.gov). Nesse sentido, outros documentos serão publicados pela SLTI no Portal do Governo Eletrônico para orientar os órgãos sobre essas questões.

A utilização os Padrões e-GOV também trazem benefícios para o Governo como a redução dos custos de utilização de banda e de servidores, a diminuição do tempo e do custo de desenvolvimento e manutenção das páginas, bem como a qualificação da comunicação com a sociedade.

Além das recomendações já disponíveis, os Padrões e-GOV compreendem, ainda, documentos para o desenvolvimento de páginas, folhas de estilo e manuais de identidade visual, além de modelos de código e grupos de informação que podem ser reaproveitados em diversos sítios. Esses conteúdos devem ser publicados nos próximos semestres.

Diretrizes recomendadas
Conforme as diretrizes dos Padrões e-Gov já disponíveis, as páginas e portais do Governo devem ser leves, ou seja, ter preferencialmente até 50 kb, somados o código, o conteúdo e as imagens. Recomenda-se ainda que as páginas não ultrapassem 70kb de tamanho.

Também prevê a separação da estrutura e do conteúdo da página de sua codificação e visual, bem como que as mesmas estejam em conformidade com os padrões web.  Outra recomendação é que as páginas sejam independentes de navegador e plataforma.

Ou seja, deve-se evitar a utilização de recursos proprietários porque estes, de acordo com Ferri, podem comprometer, prejudicar e até impedir a visualização e o perfeito funcionamento da página em outros navegadores ou sistemas operacionais.