Notícias
Oficina debate ferramenta de desenvolvimento de software
Encontro reuniu servidores de tecnologia da informação
publicado:
18/09/2015 14h31,
última modificação:
18/09/2015 14h31
Cerca de 50 servidores da área de Tecnologia da Informação de 26 órgãos participaram na tarde desta quinta-feira (17) de oficina sobre a solução livre SonarQube, uma ferramenta de apoio ao desenvolvimento de softwares. O objetivo do encontro foi disseminar conhecimento para os 222 órgãos que fazem parte do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp).
Essa é a primeira de oito oficinas voltadas ao tema Sistemas da Informação que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) vai promover. A intenção é capacitar, uniformizar o conhecimento e possibilitar uma troca de experiências.
“Se o cliente final das políticas públicas é o cidadão e se hoje os órgãos da administração pública federal precisam do auxílio da tecnologia da informação, a SLTI quer oferecer apoio para as entidades da melhor maneira possível”, afirmou Wagner Araújo, diretor do Departamento de Governança e Sistemas de Informação da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI).
O workshop, promovido pela SLTI, teve a parceria da Câmara dos Deputados, que já utiliza o SonarQube, e do Tribunal de Contas da União (TCU). No evento, os servidores puderam entender aspectos da utilização da ferramenta, como instalação, configuração, métricas e análise de código-fonte.