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Novos padrões para a interação de sistemas são lançados em seminário do SISP
Brasília 17/11/2011 - A nova versão dos Padrões de Interoperabilidade do Governo Eletrônico (e-Ping) será lançada na próxima segunda-feira, 21, durante o II Seminário do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP). O evento, que será realizado na Escola de Administração Fazendária (ESAF), em Brasília, reúne cerca de 350 representantes dos órgãos federais integrantes do SISP.
O e-Ping é uma arquitetura da administração federal que lida com a definição de especificações técnicas para regulamentar a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Com a utilização da e-Ping, diferentes sistemas trocam informações, seja entre órgãos de governo, empresas, países e pessoas. Isto melhora a prestação de serviços públicos por meios eletrônicos.
Na prática, a aplicabilidade dos padrões podem ser encontradas na nota fiscal eletrônica, que substitui a emissão do modelo em papel pelo eletrônico, e na certificação digital. Esta arquitetura também é encontrada nas áreas de interconexão, segurança da informação, meios de acesso, organização e intercâmbio de dados e integração para governo eletrônico. A e-Ping foi instituída pela Portaria SLTI/MP 5/2005, que dispõe sobre a obrigatoriedade do seu uso nos órgãos federais.
Até o início deste mês, a versão 2012 do e-PING esteve em consulta pública. A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) recebeu mais de vinte contribuições da sociedade sobre como os padrões podem ser melhorados. Após a análise das sugestões, foi feita uma revisão da parte geral do documento.
Publicação
Durante o seminário, também será lançada a Metodologia de Gerenciamento de Projetos do SISP (MGP-SISP). A publicação reúne boas práticas em gerenciamento de ações de Tecnologia da Informação dos órgãos integrantes do SISP. A partir da próxima segunda-feira, a metodologia poderá ser encontrada no portal do sistema.
Os interessados em participar do seminário podem se inscrever até a próxima sexta-feira, 18. As inscrições devem ser feitas no seguinte ambiente virtual.