Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > MP discute desafios e evoluções da governança de TI

Notícias

MP discute desafios e evoluções da governança de TI

publicado:  16/04/2015 18h20, última modificação:  16/04/2015 18h20

Brasília, 25/5/2011 - A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP) debate nesta quinta-feira o papel dos órgãos públicos que lidam com normas e processos voltados à gestão da Tecnologia da Informação (TI). Será durante encontro promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), no auditório do próprio tribunal, para divulgar ações realizadas e o que está previsto para a melhoria da governança de TI nos próximos anos.

O secretário Delfino de Souza vai mostrar os desafios da SLTI no contexto da Administração Pública Federal em temas como transparência, governo eletrônico, segurança da informação, interoperabilidade, inovações no uso das tecnologias e compras governamentais. “São assuntos que fazem parte do nosso planejamento estratégico e prioritários para o trabalho que estamos desenvolvendo, sejam os voltados para dentro do governo ou para o cidadão, explica.

No que se refere ao governo eletrônico, o secretário informará sobre a criação do Pano Nacional de e-Gov e a institucionalização do programa. A Infraestrutura de Dados Abertos (InDA) e a disponibilização de uma série de serviços eletrônicos para a sociedade também serão apresentados. 

“A segurança da informação, como governança de TI, também terá destaque, onde temos como desafios alcançar o comprometimento da alta administração nesta área, gestão de riscos em infraestruturas críticas, implantação estratégica de segurança na administração federal e manutenção do sigilo e integridade de dados dos cidadãos e do Estado, completa ele.

Delfino de Souza vai discutir, ainda, outras ações em andamento, entre elas a que trata de uma estratégia geral de TI, disseminação de informações no âmbito dos órgãos federais, diagnostico de maturidade e implantação de processos e de um comitê de TI, e o estabelecimento de uma estrutura de consultorias para fomentar a governança. 

Mais de 300 especialistas de todo o país já confirmaram presença no evento, que será transmitido ao vivo pela rede de longa distância para todas as unidades do TCU nos estados. O encontro ocorrerá durante todo o dia. Outros órgãos debatedores são a Controladoria-Geral da União, o Conselho Nacional de Justiça, da Secretaria de Orçamento Federal e da Advocacia-Geral da União.