Notícias
Ministério apresenta software livre em debate sobre inclusão digital
Brasília, 6/12/11 – A utilização de ferramentas públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na implantação de cidades digitais será tema de painel nesta terça-feira, 6, em Vitória (ES). O debate será realizado durante a 10ª Oficina para a Inclusão Digital. O evento reúne cerca de 1.400 gestores públicos, representantes da sociedade civil, professores da rede público de ensino e interessados em TIC para discutir novas propostas para a política de inclusão digital no país.
Corinto Meffe, diretor do departamento de integração e sistemas de informação da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, defende a utilização das soluções tecnológicas disponíveis no Portal do Software Público Brasileiro pelos municípios. “Além da infraestrutura para a criação de uma cidade digital, deve-se também reforçar a oferta de soluções públicas, ressalta o diretor.
O Portal do Software Público Brasileiro, criado em 2007, é um modelo de disponibilização e de gestão das soluções desenvolvidas na Administração Pública e sua rede de parceiros. No portal são disponibilizadas diversas ferramentas que podem ser úteis aos mais diferentes órgãos públicos e também à sociedade. O objetivo desta ação é reduzir custos, aprimorar os aplicativos disponibilizados e, conseqüentemente, melhorar o atendimento à população.
Para Meffe, um exemplo de solução que pode ser útil para os municípios é o e-cidade. Este aplicativo promove a integração entre os entes municipais, como a prefeitura, autarquias, fundações e a câmara legislativa. Além de gerar a informatização das cidades brasileiras, o e-cidade também gera economia de recursos públicos ao permitir a liberdade de escolha dos fornecedores.
Crescimento – Após o Encontro Nacional de Tecnologia da Informação, realizado em outubro, em Brasília, o Portal do Software público teve um crescimento de 20% nas suas atividades. Atualmente, o ambiente virtual possui mais de 120 mil usuários cadastrados e conta com 52 soluções disponíveis. Onze delas exclusivas para modernizar a gestão municipal.
A 10ª Oficina para a Inclusão Digital continua até a próxima quarta-feira, 7. Confira a programação.