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Mapa economiza R$ 6 milhões ao aderir a Processo Eletrônico Nacional
Ministério fez parceria com Planejamento para utilizar o Sistema Eletrônico de Informações
publicado:
26/11/2015 21h26,
última modificação:
26/11/2015 21h28
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) utilizará o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para a tramitação de seus documentos a partir de 18 de janeiro. O órgão aderiu hoje (26) ao Processo Eletrônico Nacional (PEN) ao assinar acordo de cooperação técnica com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP). A medida já gerou uma economia de R$ 6 milhões aos cofres da instituição e modernizará o trabalho dos 11.500 servidores do Mapa espalhados pelo Brasil.
Segundo a secretária-executiva do Mapa, Maria Emilia Mendonça Pedroza Jaber, o órgão faria o investimento de seis milhões de reais para adquirir uma ferramenta de Gestão Eletrônica de Documentos (GED). “A nossa parceria estratégica com o Planejamento reduziu este custo a zero”, afirmou.
Ainda de acordo com a secretária-executiva, o trabalho em cooperação com o MP capacitará 2.200 servidores do ministério na Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro) até a data de implantação do SEI. “Hoje a gente sofre muito para responder a processos de defesa agropecuária e de legislação, que estão parados porque aguardamos a chegada pelos Correios. O sistema contribuirá na agilidade e economicidade deste trabalho realizado pelo Mapa”, disse Jaber.
O secretário de Logística e Tecnologia da Informação do MP, Cristiano Heckert, enfatiza a importância da assinatura do acordo porque o Mapa é o 57º órgão a aderir ao PEN. “A adesão ao projeto é uma revolução para a gestão pública, pois permite a utilização das competências de uma enorme quantidade de servidores que até hoje ainda trabalham com carimbos e papel”, disse. Atualmente, 18 entidades já utilizam o SEI para a gestão do andamento de processos.
PEN
O PEN é composto por três grandes ações, sendo o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) a principal entrega. As outras duas são o Barramento de integração do SEI com outras soluções e o Protocolo Integrado.
Instituído pela Portaria Interministerial nº 2.320, o Protocolo Integrado tem o objetivo de tornar mais ágil e transparente o andamento dos documentos em tramitação nos órgãos públicos para a sociedade. Todos as informações sobre os documentos tramitados no SEI serão incorporadas à ferramenta, contemplando os processos gerados tanto por cidadãos quanto aqueles iniciados pelo órgão público.
O Barramento do SEI será lançado no início do próximo ano pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI).