Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Inauguração do Centro de Recondicionamento de Computadores de BH será nesta quinta-feira

Notícias

Inauguração do Centro de Recondicionamento de Computadores de BH será nesta quinta-feira

publicado:  16/04/2015 18h19, última modificação:  16/04/2015 18h19

Brasília, 3/12/2008 - O Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) de Belo Horizonte será inaugurado nesta quinta-feira (4/12) pelo secretário adjunto da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento,  Rodrigo Assumpção.  A solenidade de inauguração ocorrerá às 14h, na Rua José Clemente Pereira, n° 440, Bairro Ipiranga, em Belo Horizonte.

Em funcionamento desde abril deste ano, o CRC de Belo Horizonte já recuperou 1.295 computadores dos 5.373 doados ao projeto por empresas privadas e órgãos públicos. O objetivo dos CRCs é ensinar aos jovens  a  consertar, testar, limpar, configurar e embalar microcomputadores. As máquinas recuperadas foram entregues a 26 projetos de inclusão digital selecionados pela coordenação nacional do Projeto CI.

O Centro de Recondicionamento está instalado no Bairro Ipiranga, em um prédio de 897 metros quadrados. Nesse local funcionava até então a Oficina de Reciclagem Digital, um projeto da Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com a Associação Municipal de Assistência Social (Amas). Para a implantação do CRC, o Ministério do Planejamento repassou R$ 460 mil à Prodabel, órgão da Prefeitura de Belo Horizonte.

Segundo o secretário adjunto da SLTI, Rodrigo Assumpção, a instalação de um Centro de Recondicionamento na cidade representa mais um passo na consolidação da rede do projeto Computadores para Inclusão.

“Era muito importante termos um CRC em Belo Horizonte que conta com uma concentração de equipamentos bastante elevada e a parceria com a Prodabel, que já desenvolviam ações semelhantes, possibilitou uma integração muito rápida ao projeto, salientou Assumpção.

O CRC integra o Projeto Computadores para Inclusão (Projeto CI) coordenado pelo SLTI, que estabelece parcerias locais para a implantação e manutenção das unidades de recondicionamento em periferias de cidades de grande porte. Outros centros estão em funcionamento em Porto Alegre, Guarulhos e na cidade-satélite do Gama (DF).

O Projeto Computadores para Inclusão consiste numa rede nacional de reaproveitamento de equipamentos de informática, formação profissional e inclusão digital. Equipamentos descartados por órgãos do governo, empresas e pessoas físicas são recuperados nesses centros e doados a telecentros, escolas e bibliotecas de todo o país.

Inauguração -  Da solenidade de inauguração participam, além do secretário adjunto Rodrigo Assumpção, o vice-prefeito de Belo Horizonte, Ronaldo Vasconcelos, o secretário municipal de Políticas Sociais, Jorge Nahas, o presidente da Prodabel, Pedro Diniz, o secretário municipal de Educação, Hugo Uortuca, a presidente da Amas, Rosalva Portela, e a diretora de Inclusão Digital da Prodabel, Silvana Veloso.

Também estarão presentes no evento representantes dos demais CRCs já implantados no país, do Ministério da Educação, da Fundação Banco do Brasil, do Serviço Federal de Processamento de Dados, e da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social.