Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Tecnologia da Informação > Notícias > Grupo de trabalho vai analisar modelo de auditoria para governo eletrônico

Notícias

Grupo de trabalho vai analisar modelo de auditoria para governo eletrônico

publicado:  16/04/2015 18h19, última modificação:  16/04/2015 18h19

Brasília, 31/10/2008 - O secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, determinou nesta sexta-feira (31/10), a criação de um grupo de trabalho (GT) para propor modelo de auditoria quanto à aderência aos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico e-ping pelos órgãos do governo.

A determinação consta da Portaria N° 8, publicada no Diário Oficial da União de hoje, que designou ainda representantes de diversos órgãos para compor o grupo, que terá prazo certo -  13 de fevereiro de 2009 -  para propor um modelo de auditoria para os Padrões e-ping. Os trabalhos do GT serão coordenados pelo Ministério do Planejamento.
 
Segundo o secretário Rogério Santanna, o objetivo é verificar a adesão dos padrões e-PING pelos órgãos públicos. Ele lembrou que desde 2005 essa arquitetura é o padrão instituído pelo governo federal para troca digital de dados e informações. A norma vale para a Administração Pública Federal direta, autarquias fundações.
 
Os padrões e-ping permitem um fluxo contínuo de informações entre o governo e a sociedade com o objetivo de oferecer melhores serviços aos cidadãos. Isso porque possibilita que mesmo sistemas de informação com arquiteturas diferentes e desenvolvidos em épocas distintas possam trocar informações em tempo real.
 
A interoperabilidade diz respeito à interconectividade de sistemas e integração de dados, ao acesso a serviços de governo eletrônico e ao gerenciamento e conteúdos.
 
A versão 3.9 dos Padrões e-PING está em consulta pública até o dia 14 de novembro próximo. Os interessados podem encaminhar suas contribuições ao documento disponibilizado no endereço http://www.governoeletronico.gov.br/consulta-publica
 
Membros do Grupo de Trabalho:
 
Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República:
Juscelino Kilian
Alcimar Sanches Rangel
 
Controladoria-Geral da União:
Fábio Moraes Fernandes
Nelton Martins Yin Filho
 
Instituto Nacional de Tecnologia da Informação:
Pedro Pinheiro Cardoso
 
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Jose Ney de Oliveira Lima
Nazaré Lopes Bretas